
"A evapotranspiração é um dos fatores que reduz a disponibilidade hídrica do solo, por isso deve ser definida para a determinação da irrigação", explica Dr.ª Catariny Cabral Aleman, professora do Curso CPT Manejo de Irrigação.
Para restabelecer a umidade crítica para a capacidade de campo de acordo com o manejo de irrigação via clima, é necessário quantificar a lâmina real necessária (LRN), definida pela soma entre as evapotranspirações da cultura ao longo dos dias. Assim, o intervalo entre as irrigações deve considerar o consumo de água pela evapotranspiração.
Em caso de ocorrência de chuva, é importante verificar o quanto do volume hídrico precipitado foi aproveitado, isto é, infiltrada no solo. Assim, deve-se definir, primeiramente, o volume da chuva, pois chuvas com volumes muito pequenos devem ser avaliadas considerando a última irrigação e a capacidade de armazenamento do solo. Nesses casos, portanto, a irrigação vai ser igual a evapotraspiração menos o volume de chuva.
Para a medição do volume de chuva, pode-se utilizar o pluviômetro ou estações meteorológicas automáticas, dependendo do tamanho da propriedade, do investimento que se pretende fazer, etc.
Para o manejo de irrigação via clima, também é necessário determinar a evapotranspiração de referência (ETo). Ela é definida a partir da análise dos efeitos do clima sobre uma determinada cultura de referência, cujo perfil de desenvolvimento é homogênio.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.