
Na evapotranspiração, ocorre a evaporação da água do solo junto à transpiração das plantas. Na verdade, a evapotranspiração refere-se a toda a movimentação da água na forma líquida de volta à atmosfera. Ambos os fenômenos (evaporação e transpiração) têm relação direta com o ciclo da água.
A evaporação é o processo de passagem de um líquido ao estado de vapor. Já a transpiração ocorre quando a água (absorvida do solo pelas plantas) é eliminada pelos estômatos das folhas como vapor d’água.
Em outras palavras, a evapotranspiração é a junção da passagem da água para o ar, que pode acontecer não apenas com a água existente no solo (mares, lagos e rios) como também com a água presente nas plantas.
A ocorrência da evapotranspiração depende de fatores, como disponibilidade de água no solo, manejo e uso do solo, características e fases de desenvolvimento da vegetação, entre outros. Nesse sentido, ela ocorre com maior frequência em regiões com altas temperaturas e elevados índices pluviométricos.
Tipos de evapotranspiração:
Evapotranspiração de Referência
A Evapotranspiração de Referência ou Evapotranspiração Potencial refere-se à perda de água de uma superfície cultivada com grama. Entretanto, esse tipo de vegetação deve possuir uma altura de 0,08 a 0,15 metro e estar em fase de desenvolvimento ativo. Além disso, ela deve cobrir todo o solo e não apresentar deficiência de água.
Evapotranspiração Real
A Evapotranspiração Real refere-se à quantidade de água transferida para a atmosfera, por evaporação e transpiração. Entretanto, ela deve estar em condições reais de fatores atmosféricos e umidade do solo. Sua área de determinação é delimitada por uma área de bordadura.
Evapotranspiração de Cultura
A Evapotranspiração de Cultura é a fase de desenvolvimento na qual a cultura se encontra. Entretanto, ela deve estar em excelentes condições de crescimento e desenvolvimento. Seu cálculo é feito pela ETo x Kc (Kc é o coeficiente de cultura e varia de acordo com a área foliar da cultura). Seus parâmetros de determinação não têm restrição, mas têm ampla área de bordadura.
Evapotranspiração Real da Cultura
A Evapotranspiração Real da Cultura leva em consideração as condições reais da cultura, com ou sem a presença de água. Entretanto, ela é diferente da Evapotranspiração de Cultura apenas por não ter bordadura.
Conheça os Cursos CPT da Área Irrigação:
Irrigação em Pequenas e Médias Propriedades
Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar
Projeto de Irrigação Localizada
Fonte: revistaagropecuaria.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.