WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Artigos sobre a área Irrigação

Uso do tensiômetro em programas de irrigação

Para os programas de irrigação serem bem executados, são utilizados aparelhos chamados tensiômetros, fáceis de usar e com rápidos resultados. Com isso, a água é aplicada no momento e na quantidade adequados, o que traz maior economia ao produtor rural. Normalmente, são instalados dois tensiômetros em duas profundidades de solo diferentes.

Saiba mais sobre fertirrigação

Na fertirrigação, são aplicados fertilizantes via sistemas de irrigação. Com isso, o fertilizante chega às raízes da planta mais rapidamente, o que aumenta a eficiência do processo. Já no método convencional, o adubo primeiramente é aplicado no solo para, depois, ser molhado pela irrigação ou chuva. Dessa forma, ele se mistura no solo para ser absorvido pelas plantas.

Poços artesianos: vantagens, manutenção e potabilidade

Os poços artesianos são perfurados com o objetivo de captar a água de boa qualidade, própria para o consumo. Esta se encontra armazenada no lençol freático. Como é livre de poluentes e agentes contaminantes, apresenta características biológicas, físicas e químicas, que a tornam potável.

5 formas sustentáveis de economizar água na agricultura

Desmatamento de matas ciliares para implantação de lavouras e pastagens, degradação do solo por práticas agrícolas inadequadas, uso da irrigação em culturas sem planejamento, tudo é uma forma de agredir o meio ambiente com impacto no solo e na água. Entretanto, para não permitir que esses episódios continuem a acontecer, veja como economizar água na agricultura.

11 vantagens da irrigação por aspersão

Para obter êxito na agricultura, com alta produtividade, economia de recursos e sustentabilidade, é fundamental saber quando e quanto irrigar a plantação. Entretanto, torna-se indispensável um projeto de irrigação alinhado às características da propriedade. Um dos sistemas mais eficientes e com ótimos resultados é a irrigação por aspersão.

Dicas para evitar entupimento dos gotejadores de irrigação

O sistema de irrigação por gotejamento tem como característica principal a aplicação de baixo volume de água, nas plantações a céu aberto ou em estufas, distribuída de forma constante, lenta e pontual, com pressões menores, por meio de gotejadores, que devem passar por contínua manutenção e limpeza. Sem falar do tratamento de cloração da água.

Sistemas de irrigação por pivô: tipos e vantagens

Quando o agricultor procede à irrigação, por meio de uma estrutura suspensa e giratória sobre uma plantação, temos a irrigação por pivô central. Primeiramente, é importante projetar a área de cultivo para se adequar ao sistema. Em sua parte central, é instalada uma tubulação planejada para aspergir água em todo o círculo onde está a cultura.

Vai irrigar? Entenda as 3 potências das motobombas!

Em um sistema de bombeamento de água, existem três categorias de potências envolvidas, ou seja: a potência hidráulica; a potência mecânica; e a potência requerida do sistema de alimentação, afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão, em Livro+DVD e Curso Online.

Minha bomba de irrigação está cavitando. E agora? O que fazer?

As instalações tradicionais dos sistemas de irrigação com sucção negativa podem ficar propensas à formação de bolhas de ar no interior da tubulação de sução e, ou do corpo da bomba o que é chamado de cavitação. “A cavitação é um fenômeno observável em líquidos e se encontra associada à ebulição em um líquido que "ferve", ao elevar-se a sua temperatura, com a pressão...

Transpiração, evaporação e evapotranspiração: como explicar?

As plantas absorvem água do solo pelas raízes, a qual é conduzida até as folhas, através de minúsculos canais existentes nas plantas que são os chamados vasos xilema. Ao chegar às folhas, a água é transferida para a atmosfera, na forma de vapor d’água, que sai para o meio externo através de minúsculos orifícios que são os estômatos, cujo processo é chamado de transpiração....

Fique por dentro das novidades!