Na evapotranspiração, ocorre a evaporação da água do solo junto à transpiração das plantas. Na verdade, a evapotranspiração refere-se a toda a movimentação da água na forma líquida de volta à atmosfera. Ambos os fenômenos (evaporação e transpiração) têm relação direta com o ciclo da água.
A barragem para irrigação nada mais é do que um reservatório de água artificial. Geralmente, seu sentido é transversal ao curso d’água. Quando são depositadas apenas águas pluviais (chuva), ela é chamada açude. Já quando apresenta regime de abastecimento por córregos, rios ou riachos ela é chamada represa.
Os grandes fruticultores, que abastecem as indústrias, são os que mais sofrem em épocas em que as chuvas não colaboram muito e, por isso, devem dar início imediato a irrigação do campo. Mas será que irrigar é simplesmente chegar lá no campo e investir em sistemas de irrigação e pronto? NÃO! Para que haja uma adoção dessa técnica é necessário entender de outros processos...
Os vários sistemas de irrigação têm se expandido por todo o território nacional ao longo dos anos. Como destaque, temos a irrigação por aspersão em malha, um dos sistemas preferidos dos produtores rurais, pois ele permite o uso de água de qualidade não tão boa, sem riscos de entupimento das tubulações. Além disso, a aplicação da água é realizada de modo mais uniforme, o que...
Márcio Mota, um dos professores do Curso CPT Irrigação em Frutíferas, ressalta que a irrigação é uma prática importantíssima para a produção agrícola em regiões áridas, semiáridas ou com uma distribuição irregular de chuva. Assim, é possível a obtenção de frutas de melhor e qualidade em épocas de entressafra.
A irrigação é uma técnica que proporciona aumento da produtividade e qualidade dos produtos agrícolas. Entretanto, ela deve ser conduzida de maneira eficiente, com técnicas que possibilitem aplicar a água no momento e na quantidade certos para suprir as exigências das plantas, além de reduzir os custos do produtor.
A definição do turno de rega é imprescindível para que o desenvolvimento das plantas não seja comprometido por excesso ou déficit de água. Entretanto, tudo depende da análise do tipo de solo, do clima, da planta e do sistema de irrigação utilizado. A umidade do solo deve ser igual ou maior que a umidade mínima determinada pelo fator de disponibilidade de água no solo.
Márcio Mota, professor do Curso CPT Irrigação em Pequenas e Médias Propriedades, destaca que a irrigação é uma técnica capaz de proporcionar o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos agrícolas, sem falar da redução dos riscos de perdas da produção, ocasionados por períodos de estiagem.
Com o poço artesiano, obtêm-se os recursos hídricos localizados nos sedimentos, nas rochas e nos lençóis freáticos subterrâneos. Por meio dele, capta-se água, de qualidade, própria para o consumo. Para isso, esta deve apresentar características químicas, biológicas e físicas que não sejam prejudiciais à saúde. Após a perfuração do subsolo, a água do poço artesiano flui...
Na irrigação por gotejamento, a água é aplicada diretamente na raiz da planta, de forma localizada, por meio de gotejadores distribuídos por toda a extensão do sistema. De acordo com o modelo implementado e o tipo de cultura, a capacidade de produção pode dobrar, o que garante ao produtor maior produtividade e rentabilidade.