
Márcio Mota, um dos professores do Curso CPT Irrigação em Frutíferas, ressalta que a irrigação é uma prática importantíssima para a produção agrícola em regiões áridas, semiáridas ou com uma distribuição irregular de chuva. Assim, é possível a obtenção de frutas de melhor e qualidade em épocas de entressafra.
Para a utilização da técnica de irrigação, é necessário que se tenha um conhecimento específico em relação às especificidades que ela pode apresentar, haja vista que há recomendações distintas para os diversos tipos de cultivo. É necessário entender, ainda, que irrigar não significa somente oferecer água às frutíferas.
No contexto da fruticultura, é necessário direcionar a irrigação a esse tipo de cultivo para que as árvores possam ser formadas adequadamente e para que apresentem boa produção. É evidente que a determinação do sistema e de processos de irrigação varia de acordo com a espécie frutífera que se cultiva.
Há tipos de irrigação que são indicados para cada fase de formação do pomar:
- Fase de plantio
A primeira fase, que é a de plantio, depende muito da irrigação para que a planta seja corretamente formada e não venha a morrer. No processo de formação radicular, a irrigação é ainda mais delicada, até que a raiz atinja 30 cm de profundidade. Por conta disso, o método escolhido exerce total influência na formação das raízes, a exemplo da irrigação por gotejamento, que promoverá a formação da raiz mais próxima ao ponto do gotejamento.
- Fase fisiológica
Depois da formação das raízes, a planta inicia uma série de processos fisiológicos vitais, como a brotação, o crescimento dos ramos e o surgimento dos frutos. As frutíferas são sensíveis ao estresse hídrico, o que evidencia a necessidade de se controlar minuciosamente o fornecimento de água. Quando há problemas com esse ponto, o tamanho e a formação dos frutos podem sofrer alterações indesejadas.
- Fase pós-colheita
Depois da colheita do fruto, a irrigação não deve ser negligenciada para que as folhas se mantenham ativas e para que não haja perda de nutrientes ou deficiência de água. É nesse momento que as plantas estão preparando-se para a nova floração, logo, a próxima floração começa a ser “produzida” nessa ocasião.
Tipos de irrigação para a fruticultura
- Aspersão
A irrigação por aspersão consiste na dispersão de água sobrecopa ou subcopa, a partir de um equipamento com motobomba, tubulação, aspersores e acessórios. Esse tipo é eficiente para as frutíferas, mais o manejo da água tem que ser minuciosamente cuidado para evitar que ele traga problemas para as plantas.
- Irrigação por gotejamento
Já mencionada, a irrigação por gotejamento é altamente efetiva na fruticultura, especialmente por facilitar a operação e o controle sobre a umidade e aeração do solo. No entanto, o grande problema desse tipo é a abrangência: também conhecida como irrigação localizada, ela despeja água em uma área muito pequena, o que pode acarretar desenvolvimento radicular pouco eficiente. Ainda, os gotejadores podem ser entupidos, o que torna a operação do sistema mais trabalhosa.
Outros pontos a serem considerados
Antes mesmo de realizar o plantio das frutíferas, uma irrigação após o preparo definitivo das covas é recomendada. Depois do plantio, o cuidado com as fases relatadas acima deve ser atencioso e diário.
No período de chuvas, também é necessário possuir conhecimento para aliar a irrigação às condições climáticas. Em alguns casos, pode ser necessário reduzir bastante a quantidade de rega determinada para as plantas.
Conheça os Cursos CPT da Área Irrigação:
Irrigação em Frutíferas
Irrigação em Pequenas e Médias Propriedades
Manejo de Irrigação – Quando e Quanto Irrigar
Fonte: Sítio Pema – sitiopema.com.br
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.