WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Transpiração, evaporação e evapotranspiração: como explicar?

Somando-se a quantidade de água transferida para a atmosfera pela transpiração, com aquela que é transferida pela evaporação, obtém-se a demanda total de água das plantas: a evapotranspiração

Transpiração, evaporação e evapotranspiração: como explicar?   Artigos Cursos CPT

 

As plantas absorvem água do solo pelas raízes, a qual é conduzida até as folhas, através de minúsculos canais existentes nas plantas que são os chamados vasos xilema. Ao chegar às folhas, a água é transferida para a atmosfera, na forma de vapor d’água, que sai para o meio externo através de minúsculos orifícios que são os estômatos, cujo processo é chamado de transpiração. Além da transpiração, parte da água, retida no solo, também é transferida para a atmosfera, na forma de vapor d’água, através da superfície do solo, cujo processo é chamado de evaporação.

Essas perdas de água para a atmosfera (transpiração e evaporação) são ocasionadas pela atuação de diversos fatores climáticos, como a radiação solar, a umidade relativa do ar, a temperatura ambiente e a velocidade do vento. “Somando-se a quantidade de água transferida para a atmosfera pela transpiração, com aquela que é transferida pela evaporação, obtém-se a demanda total de água das plantas, a qual é chamada de evapotranspiração de uma determinada cultura, representada por Etc”, afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão.

A evapotranspiração, também, refere-se a uma lâmina d’água, sendo, portanto, expressa em milímetros de água evapotranspirada por dia. Por exemplo, se a evapotranspiração de uma cultura for de seis milímetros por dia, significa dizer que, em cada metro quadrado da área cultivada, retiram-se do solo e transferem-se para a atmosfera, em média, seis litros de água por dia. E, nesse caso, a quantidade de água a ser efetivamente reposta no solo, também, deverá ser de 6 L/m2, ou, de outra forma, deverá ser de 6 mm.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Especialista: Sistema de irrigação com linhas enterradas tem mais vida útil
- Sistemas portáteis de irrigação por aspersão: quando utilizar

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?