WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Irrigação em plantações de frutas? Sim ou não? Por quê?

Depende. A irrigação, para dar benefícios ao fruticultor, deve ser executada com muita consciência, visto que seu uso errado ou exagerado pode prejudicar todo um investimento

Irrigação em plantações de frutas? Sim ou não? Por quê?    Artigos CPT

Os grandes fruticultores, que abastecem as indústrias, são os que mais sofrem em épocas em que as chuvas não colaboram muito e, por isso, devem dar início imediato a irrigação do campo. Mas será que irrigar é simplesmente chegar lá no campo e investir em sistemas de irrigação e pronto? NÃO! Para que haja uma adoção dessa técnica é necessário entender de outros processos agrícolas, como a adubação, o manejo de pragas e principalmente a preparação do solo.

“Quando analisamos o solo do ponto de vista agrícola, é importante considerar três condições de umidade que poderão existir no solo, as quais são muito importantes para o desenvolvimento das plantas. São elas: saturação, capacidade de campo e ponto de murchamento”, explica Mário Mota Ramos, Professor do Curso CPT Irrigação em Frutíferas.

1- Saturação:
Acontece quando o solo fica totalmente com água e sem ar: Quando chove muito continuamente ou com muita irrigação. Isso resultará num mal desenvolvimento das plantas visto que elas necessitam de ar para sobreviverem também.

2- Capacidade de campo:
A capacidade de campo corresponde à umidade do solo em que as plantas encontram condições mais favoráveis de água e ar para se desenvolverem. Ou seja, quando a quantidade de água recebida é a ideal para o bom desempenho do solo.

3- Ponto de murchamento:
Quando a umidade do solo vai diminuindo, as plantas não conseguem ter o mesmo rendimento para absorver a água. Assim, ela vai sobrevivendo num processo contínuo de perda de água e vivendo em condições mínimas. Nesse momento, se não houver reposição de água no solo, as plantas vão morrendo.

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Irrigação.
Por Anna Luíza Mariquito.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!