WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Solos saturados são propícios ao desenvolvimento de plantas?

Solos saturados não representam a condição ideal de umidade para o desenvolvimento da maioria das plantas porque neles não existem proporções adequadas de água e ar

Solos saturados são propícios ao desenvolvimento de plantas?   Artigos Cursos CPT

 

Muitos têm dúvidas sobre o tipo ideal de solo para o pleno desenvolvimento das plantas, principalmente quanto aos encharcados. Ao contrário do que possa parecer, solos saturados não representam a condição ideal de umidade para o desenvolvimento da maioria delas. "Isso, porque se o solo permanecer saturado por um longo período, as plantas não se desenvolverão adequadamente, uma vez que precisam que exista nele água e ar em proporções adequadas", afirma Dr. Márcio Mota Ramos, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar.

Estando o solo saturado e com a continuidade da precipitação, toda água que infiltrar através da sua superfície será drenada para as camadas mais profundas, por um processo chamado de percolação profunda. Do ponto de vista agrícola, essa parcela de água é considerada perdida, pois ficará armazenada abaixo da região explorada pelas raízes das plantas, não podendo, portanto, ser absorvida pelas mesmas.

Após o término da precipitação (chuva ou irrigação), a água que ficou retida nos poros de maior diâmetro será redistribuída para camadas mais profundas do solo. E, com isso, haverá um momento em que os poros de menor diâmetro ficarão, praticamente, cheios de água, enquanto que os de maior diâmetro ficarão cheios de ar. Com o solo contendo água e ar em seus poros, em proporções adequadas, cria-se no mesmo uma condição de umidade denominada de Capacidade de Campo (CC).

A umidade do solo correspondente a sua capacidade de campo, representa o máximo de água que este solo poderá armazenar. Além disso, ela é considerada a condição de umidade adequada ao bom desenvolvimento das plantas, uma vez que a água fica retida nos poros do solo com uma pequena força, podendo ser facilmente absorvida pelas raízes das plantas. Tudo isso associado ao fato de também existir certa quantidade de ar no solo, que garantirá a respiração das raízes das plantas.

É por isso, que cada irrigação deve fornecer ao solo, apenas a quantidade de água suficiente para elevar a sua umidade atual até o nível de umidade correspondente à capacidade de campo do solo em questão. Portanto, quando o sistema de irrigação fornecer a quantidade de água suficiente para o solo atingir a sua capacidade de campo, este deverá ser desligado imediatamente. Caso permaneça ligado por um tempo além do necessário, haverá perda de água, de energia, de mão de obra e de nutrientes do solo, já que serão levados para as camadas mais profundas (junto com o excesso de água). A perda de minerais para as camadas profundas do solo, que são levados pela água, é chamada de lixiviação.

Saiba mais sobre as propriedades do solo, acessando as matérias abaixo:


- Percolação da água no solo: você sabe o que é isso?
- Camada impermeável do solo: o que é e qual a sua importância?
- O que é o solo e por que devemos estudá-lo?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo!


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?