WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Comida mexicana - uma gama enorme de cores e sabores

Os mexicanos usam e abusam de uma gama enorme de cores e sabores, encantando a todos que amam a boa culinária

Comida mexicana - uma gama enorme de cores e sabores

 

A cozinha mexicana sofre bastante influencia da culinária espanhola e árabe. Além de ser incrivelmente simples, a culinária do México é extremamente rica, o que nos permite encontrar em um mesmo prato inúmeras variantes: à maneira asteca, à maneira dos soldados espanhóis, à maneira dos mouros, e assim por diante. Os mexicanos usam e abusam  de uma gama enorme de cores e sabores, encantando a todos que amam a boa culinária. Além disso, a comida mexicana não é cara, pelo contrário, ela pode inclusive concorrer com inúmeros banquetes e a preços bem singelos.

“A gastronomia mexicana é rica, elaborada e carregada de sabores, tendo como ingredientes básicos o milho, adorado pelos indígenas; o chili (pimentas), com mais de 100 variedades; e o feijão, sob diferentes formas em todas as grandes produções gastronômicas”, afirma o professor Rosny Gerdes Filho, do Curso de Cozinha Internacional – Parte I, elaborado pelo Centro de Produções Técnicas (CPT).

Os mexicanos adoram passar horas na cozinha a preparar os seus básicos princípios gastronômicos, cozinhando a carne por longos períodos, fazendo-a sofrer cocção, durante horas, antes de incorporá-la aos coloridos e saborosos legumes, molhos picantes ou, às vezes, achocolatados.

Tradicionalmente, os mexicanos fazem quatro refeições por dia: a começar pelo almuerzo, que compreende algo mais ligeiro, à base de confeitarias, café ou chocolate, e o suco de laranja. Isso ocorre por volta das 7 h.  Mais próximo do final da manhã, há a merienda, quando degustam os huevos rancheros, as omeletes ou carnes grelhadas.

Por volta das 14 h, todos se reúnem para a a principal refeição do dia, quando uma dezena de pratos é servida, entre eles sopas, sopas secas, arroz, carnes, peixes ou frango, sobremesas, café acompanhado de bolinhos e omeletes de milho. Após esse banquete, eles se permitem à célebre siesta.

Já a cena, ou seja, o jantar, versão mais leve da comida, tinha o costume de começar às 21 h e prolongar-se até à meia-noite. Entretanto, com as mudanças modernas na sociedade mexicana, principalmente nos grandes centros metropolitanos, o hábito de comer, reunir-se e conversar foi desaparecendo. Por isso, atualmente, essa referida refeição é realizada às 20 h e não tem uma grande importância como antes.

Quanto aos ingredientes típicos da cozinha mexicana, os principais são o cacto e o chili (pimenta mexicana). Estes são facilmente encontrados in natura nas inúmeras barraquinhas pelas praças e feiras das cidades e também nos restaurantes. O chili é um tempero mais básico que o sal e é servido até com chocolate. Já o cacto é também utilizado nos pratos ou em forma de sucos.

Outro item indispensável é a tequila. Feita de cacto, o maguey tequilero origina um suco que, ao ser fermentado, forma o pulque, um vinho muito gostoso que, depois de destilado, torna-se a tequila.

Com o passar do tempo, os costumes alimentares do povo mexicano se adaptaram, pouco a pouco, ao ritmo de vida da sociedade moderna.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Cozinha Profissional.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre comida mexicana e suas deliciosas receitas:

Receita de Fajitas

Receita de Ropa Vieja Com Tacos

Receita de Tex-Mex Chili com Carne

Receita de Tortillas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!