WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Alimentação natural determina a qualidade de vida

A arte de cozinhar e de se alimentar é uma ciência que vale por dez talentos, por estar diretamente relacionada com a vida

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1715/m-alimentacao-natural-e-integral.JPG

A pirâmide alimentar é um instrumento, sob forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação saudável.

Com o desenvolvimento industrial, houve grande impacto na forma como as pessoas se alimentam. Como exemplo podemos citar a maior incidência de pessoas trabalhando longe de casa ou passando mais horas no trabalho, o que contribuiu para o surgimento da chamada comida rápida, os “fast foods”. Por outro lado, a consciência da segurança alimentar e da qualidade dos alimentos levou à criação de regras, por vezes na forma da lei, sobre a forma como os alimentos devem ser vendidos.  E com o avanço da ciência e das pesquisas, fomos chegando a conclusão de que alimento natural é alimento saudável.

Segundo a legislação vigente em nosso país, a pirâmide alimentar é um instrumento, sob forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação saudável. Ela constitui um guia a partir do qual você pode escolher os alimentos a consumir, obtendo todos os nutrientes necessários e, ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter um peso adequado. É dividida em grupos para facilitar essas escolhas. Nos três primeiros, que formam a base, encontramos os cereais, as frutas e hortaliças, que devem ser consumidos em maior quantidade e, no topo, os alimentos que devem ser ingeridos em menor quantidade.

Uma alimentação saudável deve ser equilibrada, oferecendo, numa mesma refeição, pelo menos um alimento de cada grupo, pois assim conseguimos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para viver em harmonia. Podemos dividi-los em três grandes grupos, de acordo com sua funcionalidade: os energéticos, que fornecem quase que exclusivamente energia, constituídos pelos carboidratos e os lipídeos; os construtores, responsáveis pela construção e formação do corpo; e os reguladores, que regulam e controlam as funções do organismo.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1715/m-cozinha-natural-integral.jpg

A alimentação natural, constituída basicamente de alimentos integrais produzidos de modo natural.

Inserida nesse contexto, uma vertente muito procurada e seguida hoje é a alimentação natural, constituída basicamente de alimentos integrais produzidos de modo natural, aos quais nada foi acrescentado, sob a forma de aditivos, e dos quais nada foi retirado, como acontece com os produtos "refinados". Fazem parte desses alimentos os cereais integrais, os frutos secos (nozes, amêndoas, amendoim, entre outros) e sementes (de gergelim, abóbora, entre outras), as furtas e hortaliças frescas, e, ainda, a carne e os laticínios provenientes de animais criados o mais naturalmente possível.

Esses alimentos devem estar o mais próximo de seu estado na natureza e próprios para consumo humano. Em termos gerais, quanto menos acrescentarmos ou retirarmos de um alimento, mais natural ele será. Assim, agrotóxicos, aditivos, conservantes, corantes, hormônios, antibióticos e outros produtos químicos acrescentados aos alimentos os tornam cada vez mais artificiais. Os refinados, dos quais foram retiradas partes importantes e nutritivas, também não se encaixam numa alimentação natural. Os benefícios dessa dieta continuam a ser revelados a cada dia em estudos científicos e em experiências pessoais.

Com base nesse conceito é que o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Cozinha Natural e Integral - para Uso Doméstico, Restaurantes e Clínicas – Receitas de Saúde” no qual você receberá informações da arteculinarista Rose Pereira de Deus, especialista em alimentação orgânica e funcional, com 14 anos de experiência.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais e protege contra doenças, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Ou seja, uma boa alimentação é importante para todos, pois é a partir dos alimentos que o organismo retira os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Tudo o que ingerimos passa a fazer parte de nosso organismo, de nossos ossos, sangue, tecidos, de nosso metabolismo bioquímico. Por tudo isso, devemos nos preocupar com os alimentos que ingerimos diariamente: eles determinam a qualidade de nossa vida como um todo.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

luiz Alberto Souza santos

19 de nov de 2015

Eu faço o curso CPT uso, as receitas para meu buffet, e em casa estou mim sentindo muito bem e os clientes estão adorando os novos pratos! Parabéns CPT !

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de nov de 2015

Olá, Luiz Alberto!

Ficamos super felizes que esteja gostando do nosso conteúdo e das nossas receitas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!