Por meio da formação pessoal e social, a criança constrói o sujeito e sabe lidar com o que ocorre no mundo à sua volta
No RCN, a criança é vista como um ser social, psicológico e histórico e seu universo, como ponto de partida para o trabalho . Além disso, o Referencial Curricular Nacional defende uma educação democrática e transformadora da realidade, que objetiva a formação de cidadãos críticos, estabelecendo uma integração curricular na qual os objetivos gerais para a Educação Infantil norteiam a definição de objetivos específicos para os diferentes eixos de trabalho. Destes decorrem os conteúdos que possibilitam concretizar as intenções educativas, garantindo a coerência entre objetivos e conteúdos por meio das orientações didáticas.
Para o RCN, a Educação Infantil tem como principal objetivo criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias. Mas, para que isso ocorra, faz-se necessário uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades, envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
Por isso a estrutura funcional do RCN organiza-se por idades — crianças de zero a três anos e crianças de quatro a seis anos — e se concretiza em dois âmbitos de experiências — Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo — que são constituídos pelos seguintes eixos de trabalho: Identidade e autonomia, Movimento, Artes visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, e Matemática.
No entanto, as diferentes aprendizagens somente ocorrerão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, concretizadas pelas crianças quando estas vivenciam experiências que lhes forneçam conteúdos apresentados de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais, bem como ao contexto a qual estão inseridas. Afinal, não há aprendizagem sem conteúdos.
Capacidades da criança
- As capacidades de ordem física estão associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, ao auto conhecimento, ao uso do corpo na expressão das emoções, ao deslocamento com segurança;
- As capacidades de ordem cognitiva estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar, o uso e apropriação de formas de representação e comunicação envolvendo resolução de problemas;
- As capacidades de ordem afetiva estão associadas à construção da autoestima, às atitudes no convívio social, à compreensão de si mesmo e dos outros;
- As capacidades de ordem estética estão associadas à possibilidade de produção artística e apreciação desta produção oriundas de diferentes culturas;
- As capacidades de ordem ética estão associadas à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças;
- As capacidades de relação interpessoal estão associadas à possibilidade de estabelecimento de condições para o convívio social. Isso implica aprender a conviver com as diferenças de temperamentos, de intenções, de hábitos e costumes, de cultura, entre outros;
- As capacidades de inserção social estão associadas à possibilidade de cada criança perceber-se como membro participante de um grupo de uma comunidade e de uma sociedade;
Para que se possa atingir os objetivos, é necessário selecionar conteúdos que auxiliem o desenvolvimento destas capacidades.
Organização por idade
Com base na LDB – Lei de Diretrizes e Bases, o RCN propõe que a Educação Infantil seja oferecida em creches e entidades equivalentes (crianças de até três anos de idade) e em pré-escolas (crianças de quatro a seis anos de idade). No entanto, em alguns documentos fez-se uma diferenciação para os primeiros 12 meses de vida da criança, considerando-se as especificidades dessa idade.
Da mesma forma, o RCN pretendeu considerar a variação de faixas etárias encontradas nos vários programas de atendimento nas diferentes regiões do país, não identificadas com as determinações da LDB para acrescentar algo mais e nortear melhor os educadores.
Organização em âmbitos e eixos
Visando à educação organizada em âmbitos e eixos, o RCN busca instrumentalizar a ação do professor, destacando os âmbitos de experiências essenciais, que devem servir de referência para a prática educativa. E mais, sabendo das particularidades de cada faixa etária (entre 0 a 6 anos), bem como das formas peculiares que a criança aprende, o Referencial criou categorias curriculares para organizar os conteúdos a serem trabalhados nas instituições de educação infantil. Além disso, tais conteúdos norteiam os diversos conhecimentos e linguagens, buscando a construção da identidade da criança e sua socialização.
Quanto aos âmbitos, estes são compreendidos como domínios ou campos de ação que dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo para que o professor possa organizar sua prática e refletir sobre a abrangência das experiências que propicia às crianças. No entanto, deve-se ressaltar que os professores devem ter consciência, em sua prática educativa, que a construção de conhecimentos se processa de maneira integrada e global e que há inter-relações entre os diferentes âmbitos a serem trabalhados com as crianças. Tanto o de formação pessoal e social como o de conhecimento de mundo .
Formação pessoal e social
Por meio da formação pessoal e social, a criança constrói o sujeito e sabe lidar com o que ocorre no mundo à sua volta. Esse âmbito se organiza, buscando o desenvolvimento global e afetivo das crianças entre 0 a 6 anos, bem como a sua interação com os outros e com o meio, além da relação consigo mesmas. Entretanto as creches e instituições apropriadas devem oferecer condições favoráveis para que as crianças aprendam a conviver, a ser e a estar com os outros e consigo mesmas em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança.
Conhecimento de mundo
Por meio do conhecimento de mundo, a criança deve ser capaz de construir diferentes linguagens, guiada pelos educadores, bem como entender a diversidade cultural de nosso país. Esta ideia de cultura transcende, mas engloba os interesses momentâneos, as tradições específicas e as convenções de grupos sociais particulares. O domínio progressivo das diferentes linguagens que favorecem a expressão e comunicação de sentimentos, emoções e ideias das crianças, propiciam a interação com os outros e facilitam a mediação com a cultura e os conhecimentos constituídos.
Conforme já dissemos, os seguintes eixos de trabalho propostos pelo RCN são: Movimento, Artes visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e sociedade, Matemática. Estes foram escolhidos por se constituírem uma parcela significativa da produção cultural humana, que amplia e enriquece as condições de inserção das crianças na sociedade.
Por Andréa Oliveira
Leia, também, outros artigos relacionados ao tema:
Complemente seus estudos, acessando os artigos sobre a LDB – Lei de Diretrizes e Bases, presentes no site CPT – Centro de Produções Técnicas.
Confira o conteúdo do RCN - Referencial Curricular Nacional (Educação Infantil), na íntegra, abrindo os arquivos em PDF:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Rejane Vieira Silva
6 de dez. de 2018Muito bom.
Resposta do Portal Cursos CPT
6 de dez. de 2018Olá Rejane,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto
Edna Maria
4 de jun. de 2017Adorei o conteúdo, muito bem explicado e de forma simples e objetiva. Gosto de estar sempre aprendendo.
Resposta do Portal Cursos CPT
5 de jun. de 2017Olá, Edna.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do noso conteúdo. É importante estar sempre aprendendo!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
rosangela vieira barbosa e silva
14 de nov. de 2014Gostaria muito de comprar o livro mas esta muito caro, mas as informações são ótimas.
Resposta do Portal Cursos CPT
14 de nov. de 2014Olá, Rosangela!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Os Cursos CPT podem ser divididos em até 10 vezes sem juros. E para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Olga Aparecida Sanna Castilho
25 de fev. de 2014Muito bom. Amei ... era tudo que eu precisava ...
Resposta do Portal Cursos CPT
5 de mar. de 2014Olá, Olga!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do artigo sobre RCN.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos