WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Educação Infantil: dever do Estado e um direito da criança

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) considera a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica

 Educação Infantil: dever do Estado e um direito da criança


A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços e reconhecimento. A partir da Constituição Federal de 1988, o atendimento à criança de zero a seis anos passou a ser um dever do Estado e um direito da criança (Artigo 208, inciso IV), explica a Prof.ª Luciana Fiel do Curso CPT Educação Infantil - Formação Pessoal e Social - Fundamentado no Referencial Curricular Nacional.


Intensificando a importância da educação para a primeira infância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) considera a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, estabelecendo assim o vínculo entre o atendimento e a educação.


Após a promulgação da LDB, o Ministério da Educação e do Desporto propôs um documento intitulado Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCN), cuja finalidade é nortear a elaboração dos currículos e a definição dos conteúdos mínimos para a Educação Infantil, além de oferecer subsídios para o trabalho do professor.


Considerando as características das crianças da Educação Infantil, os conteúdos deste curso foram organizados de acordo com os conteúdos do RCN, a partir de âmbitos e eixos de trabalho. Os âmbitos compreendem campos de ação que nos dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo, permitindo a organização da prática pedagógica.


O âmbito Formação Pessoal e Social refere-se à construção do sujeito em relação ao desenvolvimento de capacidades de natureza global e afetiva das crianças, bem como à interação com outras crianças e o convívio social.


O âmbito Conhecimento de Mundo refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e às relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. Os eixos de trabalho são classificados em: movimento, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, artes visuais e matemática.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Educação Infantil.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!