A Educação Infantil no Brasil vem conquistando novos espaços e reconhecimento. A partir da Constituição Federal de 1988, o atendimento à criança de zero a seis anos passou a ser um dever do Estado e um direito da criança (Artigo 208, inciso IV), explica a Prof.ª Luciana Fiel do Curso CPT Educação Infantil - Formação Pessoal e Social - Fundamentado no Referencial Curricular Nacional.
Intensificando a importância da educação para a primeira infância, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) considera a Educação Infantil a primeira etapa da Educação Básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, estabelecendo assim o vínculo entre o atendimento e a educação.
Após a promulgação da LDB, o Ministério da Educação e do Desporto propôs um documento intitulado Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCN), cuja finalidade é nortear a elaboração dos currículos e a definição dos conteúdos mínimos para a Educação Infantil, além de oferecer subsídios para o trabalho do professor.
Considerando as características das crianças da Educação Infantil, os conteúdos deste curso foram organizados de acordo com os conteúdos do RCN, a partir de âmbitos e eixos de trabalho. Os âmbitos compreendem campos de ação que nos dão visibilidade aos eixos de trabalho educativo, permitindo a organização da prática pedagógica.
O âmbito Formação Pessoal e Social refere-se à construção do sujeito em relação ao desenvolvimento de capacidades de natureza global e afetiva das crianças, bem como à interação com outras crianças e o convívio social.
O âmbito Conhecimento de Mundo refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e às relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. Os eixos de trabalho são classificados em: movimento, música, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, artes visuais e matemática.
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Por: Thiago de Faria
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