WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Promoção Leve 3 e pague 2

Crianças aprendem brincando. CERTO ou ERRADO?

Sim. É brincando que a criança, desde os primeiros meses, começa a descobrir-se a si própria e a estabelecer uma relação com o mundo que a rodeia

Crianças aprendem brincando. CERTO ou ERRADO?

 

O que será que acontece quando as crianças estão brincando? Você sabe responder? Pois bem, para alguém que observa fora do contexto em que a criança está inserida, trata-se de apenas brincadeiras e diversão.

Porém, para um educador atento, muitas coisas importantes estão ocorrendo enquanto as crianças brincam: assimilação e apropriação da realidade humana, construção de hipóteses, elaboração de soluções para problemas, enriquecimento da personalidade.

Portanto, sim, é brincando que a criança, desde os primeiros meses, começa a descobrir-se a si própria e a estabelecer uma relação com o mundo que a rodeia. É por meio da brincadeira que ela explora os seus sentidos, começa a dominar a coordenação motora e a adquirir a linguagem, explica Maria Oliveira Cortes, Prof.ª do Curso CPT Teatro na Educação Infantil.

A necessidade de construir um espaço que não seja só realidade nem só fantasia é algo característico da criança, pois é onde organiza as experiências que vai vivendo e às quais vai dando um sentido.

As brincadeiras, então, estão relacionadas com o que se passa por fora e por dentro da imaginação. Têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança e devem ser utilizadas intensamente na educação infantil. Neste sentido, a seleção de brincadeiras e a maneira de brincar vão sofrendo mudanças de acordo com as etapas de desenvolvimento da criança.

Por fim, resta acrescentar que é nesses momentos que ela exercita e organiza o pensamento, a noção de individualidade e a capacidade de conviver com o outro. Simbolicamente, o brincar torna-se um meio espontâneo de expressão, porque, sem se dar conta, a criança exprime seus medos, desejos, experiências.

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo?


 


Conheça os Cursos CPT da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!