WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Educação Infantil. Quais os desafios e descobertas nas crianças?

Desvendando os desafios da comunicação através da linguagem e desenvolvimento infantil

Educação Infantil. Quais os desafios e descobertas nas crianças?

Na Educação Infantil, primeira fase da escolaridade, as crianças buscam ativamente o conhecimento; para elas, brincar é mais importante que a ação mental. É pela brincadeira que a criança aprende a conhecer a si própria e o mundo que a cerca.


Durante a escolarização, haverá momentos de ação e de concentração, mas o importante é que todas as situações de ensino sejam interessantes para a criança. Essa fase deve priorizar vivências em que a criança amplie seus conhecimentos através da busca e da descoberta, de forma prazerosa, aprendendo a ser confiante e a participar de atividades em grupo.


A socialização e a inteligência iniciam na criança sozinha, com o egocentrismo – as crianças falam e brincam sozinhas. Por isso, podemos dizer que, somente quando a linguagem passa a ser utilizada para comunicação, é que iniciará a socialização propriamente dita, explica a Prof.ª Luciana Fiel do Curso CPT Educação Infantil - Formação Pessoal e Social - Fundamentado no Referencial Curricular Nacional.


A linguagem faz parte de praticamente todas as atividades básicas da vida humana. Grande parte da aprendizagem da criança é dependente da linguagem, que constitui a base da comunicação social.
A criança compreende a linguagem antes mesmo de ser capaz de usá-la de modo significativo. Por tanto, os pais e educadores devem oferecer experiências auditivas para as crianças antes mesmo que ela fale.


De acordo com Piaget, o pensamento da criança é originalmente individual (egocêntrico) passando, progressivamente, a um pensamento socializado. As trocas que o indivíduo mantém com o meio social variam de acordo com o seu nível de desenvolvimento, modificando de forma variada a estrutura mental, pois o ser humano se desenvolve para sobreviver no meio em que vive, e para isso depende da interação social.


É por meio dessa interação e das transmissões sociais que a criança se desenvolverá, criará sua lógica, afinal, são os adultos que ensinam às crianças o que é certo ou errado. Além da linguagem falada, a comunicação acontece por meio de gestos, de sinais e da linguagem corporal, que dão significado e apoiam a linguagem da criança.


Então, pode-se dizer que lidar com a criança é um processo contínuo. A comunicação com as crianças abrange palavras, ideias e amor entre as pessoas. Esta forma de comunicação abrange tudo o que falamos e de que maneira dizemos as coisas.


Normalmente, os adultos encontram desafios ao se comunicarem com as crianças, especialmente quando essa comunicação aborda os sentimentos tanto do adulto quanto da criança.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Educação Infantil.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!