WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprendizagem infantil: níveis de construção da escrita

A escrita das crianças se constrói em três grandes períodos, sendo que cada um deles comporta subdivisões: Nível pré-silábico, Nível silábico e Nível silábico alfabético e alfabético

Aprendizagem infantil

Conforme Ferreiro, a escrita das crianças segue uma linha de evolução na qual podemos considerar três grandes períodos, esclarecendo que o interior de cada um deles comporta subdivisões.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

Tem início quando a criança percebe que existe uma relação entre o que se fala e o que se escreve).


- Nível pré-silábico

Neste nível, a criança busca uma diferenciação entre as escritas, sem preocupação com suas propriedades sonoras. Usa critérios quantitativos (varia a quantidade de "letras" de uma escrita para outra para obter escritas diferentes) e usa critérios qualitativos (varia o repertório das letras ou a posição das mesmas sem alterar a quantidade).


- Nível silábico

À medida que a criança vai se desenvolvendo e tendo maior contato com a palavra escrita, através da observação de como o adulto lê e escreve, ela entra em conflito com a hipótese anterior (relação do tamanho da palavra com o objeto), conseguindo perceber que a palavra escrita está relacionada com os aspectos sonoros da fala. Começa a separar oralmente as palavras e procura uma correspondência na grafia. A cada sílaba ela atribui uma letra. Pode servir qualquer letra ou existir uma associação do som à letra convencional.

A escrita silábica é uma grande conquista da criança e não é transmitida pelo adulto. Nasce da busca de explicações sobre o sistema de representação. A hipótese anterior não explica mais a realidade, então a criança busca novas maneiras de explicá-las: a escrita representa o desenho sonoro do objeto.


- Passagem do nível silábico para o alfabético

A criança vai progressivamente modificando as suas hipóteses até chegar à escrita alfabética, atribuindo a cada fonema uma letra. Ela ainda não domina as exceções. Nessa caminhada, existe uma passagem em que ela tem consciência de que sua escrita necessita ser alterada, ocorrendo-lhe a necessidade de escrever mais letras do que no nível silábico. Continua escrevendo silabicamente, acrescentando mais letras no final, aleatoriamente.

Algumas crianças parecem regredir ao pré-silábico porque, percebendo que sua escrita não é satisfatória, uma vez que tem menos letras do que é previsto, voltam a escrever com muitas letras. No nível silábico a criança estabelece que as partes sonoras semelhantes entre as palavras se exprimem por letras semelhantes. Ela começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas; para outras, permanece silábica.

A criança abandona a ideia de que a cada sílaba oral corresponde uma letra, porque constata que é impossível ler o que se escreve silabicamente e ela ainda não consegue ler o que os alfabéticos escrevem.


- Nível alfabético

Neste nível a criança estabelece correspondência entre fonema e grafema. Ela compreende que a sílaba pode ter uma, duas ou três letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto. A partir desses pressupostos temos a alfabetização como um processo vivo e dinâmico de participação e criação da própria criança.

Ela parte da experiência significativa que se transformará em expressão pessoal. A criança aprenderá a ler e a escrever de maneira natural e criativa. Então, o ato de escrever se transforma numa aventura que vale a pena ser vivida.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


 

Conheça os Cursos CPT da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

nicole surya

13 de jun. de 2022

adorei o conteudo, pode passar a referencia para eu conhecer melhor a obra de Ferreiro. obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2022

Olá, Nicole! Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online

No link a seguir você também encontra informações sobre os cursos da empresa

Você pode ligar na central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato.

 Abraços!!

Karina Theodoro

PATRICIA SILVA

13 de mar. de 2022

Eu como professora amo buscar a cada dia coisas novas para ficar interada nas mudanças da Educação.

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de abr. de 2022

Olá, Patricia! Como vai?

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

No link a seguir você também encontra informações sobre os cursos da empresa CPT...https://www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil 

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição. Abraços!!

Karina Theodoro

JOELMA CARVALHO

10 de set. de 2021

Muito bom esse material .

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de set. de 2021

Olá, JOELMA! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

cristiane cassaro

17 de ago. de 2021

buscando conhecimento

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de ago. de 2021

Olá, Cristiane! Como vai?              

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Ficamos felizes com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para ajudar você nessa questão.

Atenciosamente,

Marcela Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!