WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

10 benefícios do origami para crianças

É indiscutível o caráter lúdico do origami, o que contribui muito para a criança elaborar sua visão subjetiva do mundo e sua personalidade.

Criança fazendo origami

O origami é um artesanato originário do Japão que consiste em obter representações de seres e objetos por meio de dobraduras de papel. Essa arte vem sendo praticada a séculos e ganhou o mundo devido à sua inventividade e beleza. Também é notável sua grande função terapêutica para quem a pratica, pois exige concentração e ordenação, promovendo, assim, a persistência, disciplina e calma.

Para as crianças, o origami se transforma em um instrumento especialmente poderoso. No Curso a Distância CPT Origami – Arte da Dobradura de Papéis, a professora Eleni Pereira, ao falar sobre os valores pedagógicos dessa técnica, enumera o desenvolvimento da concentração e criatividade, coordenação motora, sequência lógica e obtenção de conhecimentos geométricos. Ela ainda destaca que é indiscutível o caráter lúdico do origami, o que contribui muito para a criança elaborar sua visão subjetiva do mundo e sua personalidade.

Veja detalhadamente as razões pelas quais as crianças devem praticar essa arte:

 

Desenvolvimento da coordenação óculo-manual e coordenação motora fina

A coordenação óculo-manual permite que realizemos tarefas que utilizem os olhos e as mãos concomitantemente, ou seja, captamos informações com o sentido da visão e guiamos nossas mãos para efetuarmos o movimento desejado. A coordenação motora fina, por sua vez, permite a realização de tarefas delicadas, que exigem pequenos movimentos, especialmente com os dedos. Combinar esses dois estímulos fortalece músculos, ossos e nervos, preparando a criança para o desenvolvimento da escrita.

Estímulo da concentração

Para que o origami resulte na representação esperada, é necessário que as dobras sigam uma ordem correta. Assim, a criança precisa manter a atenção em uma mesma atividade por algum tempo para conseguir executar o passo a passo da figura.

Ativação da memória

Ao seguir as instruções todas as vezes em que for realizar determinada dobradura, a criança acabará por decorar as instruções, o que colocará sua memória à prova.

Desenvolvimento da paciência

Mesmo seguindo os passos das dobras, a criança, vez ou outra, vai se confundir e a figura não sairá como esperado. Isso é natural e exigirá persistência e perseverança para começar de novo.

Auxílio à satisfação emocional

Obter um animalzinho, uma florzinha ou um objeto de papel por suas próprias mãos fará com que a criança sinta uma satisfação pessoal muito grande e se sinta capaz de exercer outras atividades mais complexas.

Incentivo à imaginação

A técnica do origami permite a elaboração de inúmeras representações. A criança poderá escolher qual figura dobrar, além da cor e tamanho do papel a ser usado. Depois, por que não criar uma história com os personagens confeccionados?

Relaxamento

A dobradura de papel é uma atividade tranquila, sem agitação e que exige concentração. Dessa forma, promove a diminuição da frequência cardíaca e o desestresse.

Estímulo do trabalho

O ato de fabricar, produzir, criar e confeccionar suas próprias coisas faz com que a criança entenda o objetivo e função do trabalho. No caso, ela se manterá empenhada em uma atividade, começará de novo caso erre alguma instrução e insistirá até obter a dobradura que escolheu fazer. Depois, desfrutará de seu esforço, ou seja, brincará com uma figura que ela própria confeccionou.

Aprendizagem de conceitos espaciais, geométricos e matemáticos

O origami frequentemente envolve instruções como para cima, para baixo, direita, esquerda, meio, para frente, para trás, além de “forme um triângulo”, “forme um retângulo”, “divida o papel em duas partes”, entre outras.

Terapia para certos transtornos

Crianças com TDAH, hiperatividade e dislexia têm uma ajuda muito grande no processo de alfabetização quando, por exemplo, produzem, por meio de dobraduras, as letras do alfabeto, gravando melhor a imagem da letrinha em sua mente, uma vez que ele não simplesmente a copiou no caderno, mas a confeccionou.

 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Educação Infantil, em Livros+DVDs e Cursos Online.

Curso de Origami - Arte da Dobradura de Papéis
Artes Plásticas na Educação Infantil
Teatro na Educação Infantil


 Por Bruna Falcone Zauza

Fonte: br.guiainfantil.com

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!