WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Contação de histórias - seleção do conto

Contação de histórias - seleção do conto

 

O trabalho de pesquisa é o que toma mais tempo e dedicação do contador de histórias. Existem muitas variantes da escolha do conto, das quais é preciso cuidar: o gosto pessoal, a idade das crianças, o espaço, entre outros. Por isso, elementos como: motivação das crianças, adequação do conto, mensagem do conto e credibilidade da história são fundamentais. Vejamos cada um deles:

Motivação

O primeiro aspecto a ser considerado é a motivação: se o contador não sente algo especial pelo conto, é preferível não contar, porque não podemos dar o que não temos. Porém, às vezes, quando contamos com fins específicos - como o conto terapêutico – devemos trabalhar com textos que são indicados, e aí somos obrigados a fazer um esforço e contar com o maior desempenho e vontade.

Adequação

Além disso, o conto deve ser adequado ao público. É necessário conhecer a quem se vai contar. Saber as idades e os interesses dos ouvintes.

Mensagem

A mensagem do conto também tem papel importante no momento da escolha. Ela deve ter uma tensão positiva, que permita a reflexão, que se desdobre em significados amplos, ao invés de se reduzir a um recado específico.

Credibilidade

A credibilidade tem um papel fundamental. Todo conto deve ser verossímil e provável, dentro da fantasia. O narrador deve fazer com que acreditem em sua história, e, para conseguir isso, toda a sequência deve ser coerente, além do aspecto emotivo da emissão, que precisa ser preservado, como se a história atravessasse o narrador.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Educação Infantil, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Educação Infantil - Literatura Infantil e Contação de Histórias.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre contação de histórias na educação infantil:

A natureza da narração oral

As fábulas e a moral

Despertando o desejo de ler

Duração, tipos de conto e convidados

O desafio da leitura na escola

Técnicas do contar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!