Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Onde instalar uma suinocultura?

O local deve ser escolhido de forma que se aproveitem as vantagens da circulação natural do ar e se evite a obstrução do ar por outras construções, barreiras naturais ou artificiais

Onde instalar uma suinocultura?    Artigos Cursos CPT

 

A área selecionada para a implantação de uma suinocultura deve permitir a locação da instalação e de sua possível expansão, de acordo com as exigências do projeto de biossegurança e proteção ambiental. “O local deve ser escolhido de forma que se aproveitem as vantagens da circulação natural do ar e se evite a obstrução do ar por outras construções, barreiras naturais ou artificiais”, afirma Dr. Paulo César Brustolini, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate, em Livro+DVD e Curso Online.

A instalação deve ser situada em relação à principal direção do vento. Caso isto não ocorra, para diminuir os efeitos da radiação solar no interior da instalação, a localização prevalece sobre a direção do vento dominante. Escolher o local com declividade suave, voltada para o norte, o que é desejável para boa ventilação. No entanto, os ventos dominantes locais, devem ser considerados, principalmente no período de inverno, devendo-se prever barreiras naturais.

É recomendável, que as instalações sejam situadas em locais de topografia plana ou levemente ondulada, contudo é interessante observar o comportamento da corrente de ar, por entre vales e planícies, nestes locais é comum o vento ganhar grandes velocidades e causar danos nas construções.

O afastamento entre instalações, deve ser suficiente para que uma não atue como barreira à ventilação natural da outra. Assim, recomenda-se afastamento de 10 vezes a altura da instalação, entre as duas primeiras a barlavento (direção de onde sopra o vento), sendo que da segunda instalação em diante o afastamento deverá ser de 20 à 25 vezes esta altura.

O sol deve ser evitado dentro das instalações que, para isso, devem ser construídas com o seu eixo longitudinal orientado no sentido leste-oeste. Nesta posição, nas horas mais quentes do dia, a sombra vai incidir embaixo da cobertura e a carga calorífica recebida pela instalação será a menor possível. A temperatura no topo da cobertura se eleva, por isso é muito importante escolher um material apropriado que não funcione como um coletor solar.

Na época da construção da instalação deve ser levada em consideração a trajetória do sol, para que a orientação leste-oeste seja correta para as condições mais críticas de verão. Mesmo orientando adequadamente a instalação em relação ao sol, haverá incidência direta de radiação solar em seu interior em algumas horas do dia na face norte, no período de inverno. Providencie, nesta face, dispositivos para evitar esta radiação.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Criação de suíno light - conheça suas vantagens de produção e ganhe mais
Fezes de suínos: problema ou solução?
Compostagem de fezes de suínos: como fazer
Criação de porcos ao ar livre ou em pocilgas, qual o melhor?
Da maternidade para a creche: como transferir leitões?
Raquitismo e anemia em suínos - manejo profilático

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!