
Os porcos criados a campo não só são mais fortes, como também mais robustos, em seu desenvolvimento geral, do que aqueles que se criam encerrados em pocilgas com exclusiva alimentação de concentrados. “Quando dispõem de boas pastagens, ternas e abundantes, os animais podem ser criados com mais harmonia com a natureza, e uma vez que os piquetes fiquem infestados de vermes, podem ser renovados pelo cultivo de vegetais”, afirma Maria do Carmo Arenales, professora do Curso a Distância CPT Sistema Orgânico de Criação de Suínos, em Livro+DVD e Curso Online. A utilização de medicamentos homeopáticos controla de forma eficiente a verminose. A necessidade da formação da pastagens promove um vazio sanitário nos piquetes.
A experimentação tem demonstrado que a produção de um quilograma de carne é obtida com menor custo, assegurando um crescimento maior e mais equilibrado do animal, quando os porcos são mantidos em um regime que lhes proporcione rações equilibradas e bons pastos. É lógico que o menor custo da produção permite maior margem de lucros e, em consequência, nenhum criador que ofereça maiores possibilidades para seu capital.
No regime de pastoreio vários elementos beneficiam a criação:
1o- É sabido que o exercício é um elemento de grande importância para o desenvolvimento
de qualquer classe de animais domésticos.
2o- A criação a campo proporciona melhores condições higiênicas aos animais, que se beneficiam dos raios solares, fontes de vida e de saúde.
3o- Considerando o assunto sob o aspecto econômico, o pastejo proporciona ao criador uma grande redução na distribuição de alimentos concentrados aos seus animais, podendo ser calculada em 30 ou 40 por cento a economia verificada, se os animais utilizam campos de gramíneas e, ou, de leguminosas.
Os alimentos verdes, suculentos, são altamente dietéticos e essenciais para manter os porcos em bom estado e favorecer seu rápido crescimento. Os porcos que têm acesso a bons pastos de gramíneas ou de leguminosas podem ser mantidos com pequenas quantidades de concentrados, reduzindo-se, deste modo, o custo da alimentação. As pastagens verdes proporcionam, também, uma fonte de vitaminas que o organismo reclama para o seu desenvolvimento.
Além das vantagens acima enumeradas, outras de grande relevância devem ser apontadas. O porco é um grande fertilizador dos campos, e a sua permanência nos piquetes favorece a restituição, em forma de esterco, de grande quantidade de fertilizante que, diariamente, são incorporados ao terreno.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Getulio asterio da silva
29 de jul. de 2021gosti das informacoes

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de jul. de 2021Olá, Getulio
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika