
Meses não, dias! A pergunta correta é: com quantos dias os leitões são desmamados? Você tem essa dúvida? É produtor, profissional da área ou apenas tem curiosidade sobre o assunto?
Podemos ajudar! Leia essa matéria até o final e aprenda mais sobre o assunto. Vamos lá? Atualmente, observa-se que as granjas suinícolas de todo o país tem desmamado os leitões com 21 dias de lactação, os quais, teoricamente, deverão estar com 6 kg/ vivo aproximadamente.
No entanto, é comum encontrar leitões um pouco mais novos e outros um pouco mais velhos no mesmo lote de 21 dias. Muito provavelmente tentou-se uniformizar, o máximo possível, os animais (em peso e tamanho) antes de mandá-los para a creche, fase posterior à maternidade.
Na creche, os leitões permanecerão por, em média, 65 dias. Passados esse tempo, espera-se que eles estejam com cerca de 23 Kg/vivo.
É bom salientar, nesse momento, que a tomada de decisão com relação ao desmame (se com 19, 20, 21, 22, 23, 24 ou mais, por conta da uniformização do lote) acarretará em consequências no sistema de produção.
E quais são elas? Quais são essas consequências?
- Quando se faz o desmame precoce, tem-se animais com um sistema digestório imaturo e mais suscetíveis aos desafios da creche, uma vez que passam a receber alimentação sólida que contém diversos nutrientes distintos do leite materno. Os animais são induzidos a se adaptar e a passar por esse processo de forma harmoniosa.
- O desmame tardio resulta em animais mais desenvolvidos fisiologicamente, assim, o processo de desmame ocorre de forma menos estressante. Uma das formas para melhor adaptar os animais, em termos de desenvolvimento do sistema digestório e enzimático, consiste em adaptá-los, durante a fase de lactação, às dietas que serão fornecidas na creche, utilizando creep-feeding.
E depois? Quais são os primeiros passos já na creche?
No momento de desembarque dos recém-chegados na creche, deve-se:
• Contar os animais.
• Alojar os animais por sexo.
• Não separar os animais de acordo com o tamanho.
• Separar as baias do meio para colocar os leitões mais fracos (5% do lote).
• Os leitões mais fracos devem receber uma atenção especial em relação à alimentação e à ingestão de água.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao Vídeo CPT abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.