WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Compostagem de fezes de suínos: como fazer

A compostagem promove a humificação dos resíduos orgânicos por meio da ação dos microrganismos. Tem grande importância econômica, pois diminui a elevada dependência aos fertilizantes químicos

Compostagem de fezes de suínos: como fazer   Artigos Cursos CPT

A compostagem é uma técnica relativamente simples que promove a humificação dos resíduos orgânicos por meio da ação dos microrganismos. Tem grande importância econômica pois recicla resíduos que são normalmente perdidos ou queimados, proporciona oportunidades de trabalho, e diminui a elevada dependência aos fertilizantes químicos. Além disso, o processo auxilia na destruição das sementes de ervas daninhas e dos patógenos que estejam presentes nos resíduos orgânicos.

Realização da compostagem de resíduos de suínos


Após a retirada da cama das instalações ela deve ser armazenada em local apropriado para passar por um período de repouso de 90 a 120 dias, podendo também ser colocada em uma área a céu aberto, desde que coberta. “A compostagem de fezes de suínos é uma técnica fácil de ser produzida, mas vale lembrar que a concentração de nutrientes das camas está diretamente associada à composição da ração consumida pelos animais”, afirma Remi José Sterzelecki, professor do Curso CPT Criação de Suínos em Camas Sobrepostas.

A cama, após a retirada das instalações, já vem processando uma fermentação através das fezes e da urina dos animais. Em razão do material utilizado ser rico em carbono, não há necessidade de se formarem camadas sobrepostas de palha e esterco, como se faz na compostagem convencional, bastando apenas retirá-la, colocá-la em local sombreado ou coberto, e controlar a temperatura com o revolvimento do composto. Após esse período, é importante verificar se o composto já está fermentado, o que pode ser feito através da verificação de sua temperatura.

Se o composto já tiver esfriado, isso quer dizer que já existe um nível bom de carbono e nitrogênio, podendo assim ser utilizado na lavoura. Após a retirada dos barracões de criação, se o composto for ficar ao ar livre é, interessante que seja feita uma cobertura com um plástico ou palhada para não perder muito o nitrogênio, durante a fermentação. No entanto, é importante observar que se trata de uma fermentação aeróbica, que necessita, obviamente, de oxigênio, por isso é importante descobrir a pilha e fazer alguns revolvimentos do composto até que ele atinja o ponto ideal. As pilhas devem possuir uma altura média de no máximo um metro e meio, com no máximo dez metros de comprimento e com dois metros de largura, para facilitar o manejo e a utilização do composto.

Utilização do composto


A utilização do composto é muito importante tanto para a produção orgânica como para a convencional. O agricultor, ao decidir fazer um manejo orgânico do solo, no qual a prática da compostagem teria um papel importante, deve ter em mente que os efeitos benéficos nas propriedades do solo são cumulativos e não imediatos. Deverá, pois, esperar respostas crescentes ao longo do tempo em função dos cuidados e da atenção dispensados no aumento do potencial de produção dos solos, levando em consideração os recursos naturais existentes na propriedade. A quantidade de composto utilizada nas plantações é de 10 a 30 toneladas por hectare, dependendo do tipo de cultura e da fertilidade do solo da propriedade.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Nadir roza de frança

20 de jun. de 2021

Achei interessante pra min neste momento .vou fazer este fertilizante e usar na minha propriedade. Sou um pequeno produtor e precisa de reduzir custo

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2021

Olá, Nadir 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!