WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como criar cabras, melhores raças, vantagens e desvantagens da criação

Os animais devem ser sadios, com aparelhos reprodutivos e produtivos em perfeito estado, vacinados e vermifugados e possuidores de uma ficha com informações zootécnicas rotineiras

Criação de cabras

O melhor caminho para se formar um rebanho inicial de cabras é definir com clareza os objetivos do criatório e adquirir as raças junto a criadores idôneos, com tradição na atividade. Os animais devem ser sadios, com aparelhos reprodutivos e produtivos em perfeito estado, vacinados e vermifugados e possuidores de uma ficha com informações zootécnicas rotineiras.

Segundo Paulo Roberto Celles Cordeiro, professor do Curso a Distância CPT Industrialização de Leite de Cabra, em Livro+DVD e Curso Online, “O primeiro passo é procurar orientação junto a quem entende: um técnico ou a Associação de Criadores do seu Estado ou Município”. É importante não introduzir cabras na propriedade sem submetê-las a um exame minucioso ou a quarentena.

A escolha da raça está ligada a vários fatores, como:

- Mercado;
- Aptidões dos animais em relação aos objetivos da criação;
- Adaptação ao clima e ao local.
A descaracterização da raça (mistura de cruzamento ou cruzamentos com bodes sem seleção) implica na perda dos traços da raça e suas aptidões.

1- Principais características das raças leiteiras e mistas de cabras


As raças europeias leiteiras que mais têm se destacado são:

- Saanen
São cabras brancas, altivas, maiores produtoras de leite, maiores e mais exigentes consumidoras de alimento. Período de lactação de 8 a 10 meses, com pelo menos 3 kg de leite por dia. Fêmea fértil obtém, com frequência, dois cabritos por gestação, às vezes três. Exige sistema de confinamento e bons cuidados.

- Toogenburg

As cabras da raça Toogenburg têm pelagem castanho-acinzentada (peluda ou não) e com faixas brancas na cara. Mais rica que a Saanen, boa leiteira (2 kg), boa produtora, costuma ter gêmeos. Vive bem em ambos os sistemas.


- Parda

As cabras Pardas são coloridas de castanho e negro, um pouco menores que as Saanen, mais rústicas e também boas produtoras de leite. Durante 8 a 9 meses costumam dar 2 kg de leite por dia.


- Anglo-nubiana

São cabras de dupla aptidão (leite e carne), pelagem colorida, orelhas grandes, nariz acarneirado, geralmente, mochas. Produzem 2 kg de leite por dia, durante 7 meses. Os cabritos vão para o abate aos 3 meses já com 21 kg.

2- Vantagens da criação de cabras


- De pequeno porte, a cabra é equivalente a uma vaca em miniatura. Segundo os EUA (Departamento de Agricultura), oito cabras consomem a mesma quantidade de alimento que uma vaca;
- Proporcionalmente ao seu peso, as cabras são produtoras de leite mais eficientes que as vacas;
- As cabras apresentam grande importância social para as populações rurais de menor poder aquisitivo, onde a sua exploração pode ter caráter familiar;
- Aconselhável, igualmente, para a exploração em áreas fragmentadas ou onde se processam cultivos intensivos, com destaque as olerícolas;
- As cabras são de suma importância onde a exploração da vaca leiteira seria ineficiente e antieconômica;
- O custo de aquisição da cabra é inferior ao da vaca e a sua perda proporcionalmente representa menor prejuízo;
- O leite da cabra, comparado ao da vaca, é mais nutritivo, mais assimilável, de maior concentração mineral (Ca, Fe, P e Cu). Portanto, é recomendável para organismos mais delicados, a exemplo de crianças, idosos e enfermos. Ainda, o leite de cabra é ideal para a fabricação de queijos sofisticados de elevado consumo nos mercados nacional e internacional;
- A cabra ajusta-se aos mais variados tipos de manejo, até ao da estabulação completa e independem da cria para baixa do leite;
- A cabra tem ciclo reprodutivo curto em relação ao da vaca e maior número de crias por parto, permitindo rápida evolução do rebanho;
- O adubo (esterco) da cabra, em torno de 600 kg/animal/ano, é mais rico em nutrientes do que o da maioria das espécies;
- A cabra fornece, além do leite, carne e pele;
- A cabra tem boa potência digestiva para a celulose;
- A cabra é sociável, mansa, inteligente, limpa, atrativa, rústica e obediente. Integra-se facilmente com o homem.

3- Desvantagens da criação de cabras
- Os preconceitos contra a espécie e seu leite;
- Exigente do ponto de vista alimentar;
- Pouco indicada para o manejo extensivo, em ambiente úmido, pois é altamente predisposta à verminose e à pneumonia;
- O seu hábito alimentar, altamente diversificado, obstaculiza o seu confinamento com alimento pouco variado, obrigando o criador a manter constante atenção, para evitar, em cabras confinadas, deficiências e consequente anemia;
- Predatória e de difícil contenção, provoca danos quando não manejada corretamente;
- Ordenha mais trabalhosa do que a do bovino.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cabras.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Felipe Silva

5 de nov de 2019

É possível criar cabras para produção de leite de forma totalmente orgânica ?Sem medicamentos ou qualquer outra química que possa passar para o leite?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de nov de 2019

Olá,Felipe 

Como vai?

O CPT disponibiliza o curso: Sistema Orgânico de Criação de Cabras. Este curso apresenta todo o processo da criação, em que o manejo homeopático é a principal diferença.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Edilene Griciele Fernanda Gomes

25 de jul de 2019

Quero investir no mercado de derivados do leite de cabra, mas não tenho nenhum conhecimento mais amplo sobre o assunto. Esta matéria foi muito esclarecedora e ampliou minha visão, pois sei que antes de investir preciso me capacitar e conhecer mais. Obrigada por compartilhar um pouco do conhecimento.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul de 2019

Olá Edilene Griciele Fernanda Gomes,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo, e que ele contribuiu para o seu conhecimento e aprendizagem. Sempre buscamos escrever artigos que sejam esclarecedores para os nossos leitores.

Em relação a fazer um curso de capacitação, temos um que será fundamental para o seu aprendizado e sucesso profissional. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o material.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Jefersonsenk

7 de abr de 2019

Bom dia quero mais informação sobre o assunto.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de abr de 2019

Olá Jeferson,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

luis carlos

12 de out de 2018

Queria informações para iniciar uma criação de cabras e galinhas caipira, sou de Irati - paraná, região sul., quero criar cabras para carne.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de out de 2018

Olá Luis,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Carlis Soares

20 de ago de 2017

Bom dia. Eu e minha esposa estamos preparando um espaço em nosso pequeno sítio, para iniciarxa criação de algumas cabras. Pensamos em 3 no máximo neste momento. O espaço que temos cercado é o do galinheiro, onde temos 17 galinhas e 16 patos. Esse espaço tem por vokta de 100 metros quadrados. Mas temos muita terra ao redor para fazer cercados para criação das cabras e de suas necessidades. No momento teremos que fazer a casa dentro do galinheiro, pois não temos disponibilidade financeira para cercar adequadamente outras terras. Qual seria então a posdibilidade de termos ao menos 2 cabras nesse espaço citado? Haverá problema conviver com os patos e galinhas? Vou adquirir o primeiro curso, ok? Obr. Carlis Soares

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de ago de 2017

Olá, Carlis.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. É possível criar as cabras nessa área e a convivência entre os animais não será tão turbulenta.

Nossas consultoras entrarão em contato sobre o curso.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Marcio luiz codiceira de melo

28 de nov de 2016

Conteúdo bem interessante e explicativo.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de nov de 2016

Olá Márcio Luiz,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

George Pereira

27 de jul de 2016

Estou iniciando na vida rural como proprietário. Sempre apreciei e convívio com pessoas e ambientes rurais. Preciso avaliar melhor raça de cabras e galinhas caipiras que são minhas intenções de cria.Sou natural de Itacaré-BA e possuo uma propriedade de 12 hectares em fase de plantação de mudas frutíferas e criação. Necessito de todo auxílio possível, tanto técnico como na viabilização de recursos de sustentabilidade. Desde já, agradeço o canal de contato e aguardo ansiosamente o apoio suspirado!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jul de 2016

Olá George,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre avicultura e criação de cabras.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!