
A higienização na indústria de alimentos traz uma série de vantagens, como a garantia da qualidade dos alimentos; o melhor aproveitamento dos nutrientes dos alimentos; o controle de doenças transmitidas por alimentos (estas conhecidas como DTA); a garantia das condições tanto higiênicas como sanitárias dos alimentos, principalmente no preparo, de acordo com as determinações da legislação sanitária.
Como higienizar as mãos?
A higienização correta das mãos deve ser feita com água corrente. Tanto o dorso como a palma das mãos devem ser esfregados, com sabonete, por 15 minutos. Devemos nos lembrar de esfregar o espaço entre os dedos e as unhas. Depois, toda espuma deve ser enxaguada com água corrente. Em seguida, as mãos devem ser secas, preferencialmente com papel-toalha. Por fim, deve ser aplicado um produto antisséptico.
Como higienizar equipamentos e utensílios?
Os equipamentos, como geladeiras, freezers, moedores de carne, batedeiras, processadores de alimentos e liquidificadores, devem ser desligados antes da limpeza (retirar da tomada). Se necessário, eles devem ser desmontados, para facilitar a higienização, que deve ser feita com água e detergente. Em seguida, eles devem ser desinfetados com solução à base de cloro. Depois, devem passar por secagem. Somente após 15 minutos, eles podem ser utilizados.
No processo, os restos de alimentos devem ser removidos antes de os equipamentos serem lavados com água e detergente. Em seguida, eles devem passar por enxágue e desinfecção com solução clorada. Por fim, eles devem passar por secagem para serem usados ou guardados.
Como higienizar o ambiente e quais os cuidados com o lixo?
Antes da lavagem do ambiente, toda a sujeira excessiva deve ser removida. Depois, o local deve ser higienizado com água e detergente. Após secar com rodo e pano limpo, deve ser aplicada uma solução desinfetante à base de cloro. O processo deve iniciar do alto (teto e paredes) e terminar no piso. Lembre-se da limpeza das pias, dos tanques e dos ralos.
A limpeza do ambiente também envolve o descarte do lixo. É importante que as lixeiras sejam mantidas fora do local de preparo dos alimentos, pois nelas proliferam microrganismos contaminantes. O lixo deve ser removido ensacado, sempre que necessário, e todos os dias da semana, para não atrair ratos, baratas e moscas.
E quanto à qualidade da água e limpeza da caixa d’água?
Na indústria de alimentos, a qualidade da água é fundamental. Para isso, ela deve ser cristalina e estar isenta de microrganismos nocivos, além de não apresentar nem cheiro nem gosto. Ela deve passar por tratamento antes de seguir para as caixas d’água. Se sua origem for de poços artesianos, ela deve ser submetida à análise semestral.
Quanto à caixa d’água, ela deve ser submetida à limpeza e desinfecção periódica (semestralmente). Esse reservatório de água não pode apresentar descascamentos, infiltrações, rachaduras e vazamentos.
Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:
Higienização nas Indústrias de Alimentos
Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças
Produção e Processamento de Pimenta
Fonte: Aliança Empreendedora
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.