WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Benefícios extraordinários da pimenta para a saúde

As pimentas vermelhas são constituídas de capsaicina, um composto bioativo extraordinariamente benéfico à saúde

Benefícios extraordinários da pimenta para a saúde

“As variedades de pimenta vermelha Capsicum são constituídas de capsaicina, um composto vegetal extraordinariamente benéfico à saúde. Quando associado às vitaminas, minerais e ácidos, também presentes nesses vegetais, esse bioativo fortalece o organismo para combater uma série de doenças infecciosas e degenerativas”, explica Roseane Mendonça de Figueiredo, tecnóloga de alimentos e professora do Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta.

Benefícios da capsaicina e capsantina


O sabor picante da capsaicina não apenas torna pratos salgados e doces (chocolate com pimenta) diferenciados. Seus princípios ativos têm efeitos antioxidantes, assim como um outro composto encontrado na pimenta vermelha: a capsantina. Juntos, eles previnem diversos tipos de câncer e retardam o envelhecimento.

Benefícios das vitaminas A, B, C e K


A vitamina A da pimenta vermelha previne uma série de doenças nos olhos. Enquanto a vitamina B6 acelera o metabolismo e queima gordura. Já a vitamina C auxilia a cicatrização e fortalece o sistema imunológico. Quanto à vitamina K1, ela atua na coagulação do sangue, fortalece os ossos e previne doenças renais.

Benefícios dos minerais potássio e cobre


O mineral potássio presente na pimenta Capsicum previne problemas cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral. Enquanto o mineral cobre é responsável pela boa saúde dos neurônios e pelo fortalecimento dos ossos.

Benefício dos ácidos sinapínico e ferúlico


O ácido sinapínico da pimenta apresenta ação antioxidante e, com isso, atua na prevenção de câncer e doenças degenerativas. O mesmo vale para o ácido ferúlico (potente antioxidante), que previne uma série de doenças crônicas graves.

Além disso, a ingestão de pimenta:

Garante longevidade


Pesquisas realizadas na China comprovam que pratos picantes, preparados com pimentas com alto grau de pungência, reduzem os riscos de morte em até 14%. Se for consumida fresca (ao invés de processada), a pimenta vermelha tem sua ação potencializada na prevenção de câncer, diabetes e isquemia do miocárdio.

Reduz refluxo gástrico


Outra importante ação do bioativo capsaicina é a sua ligação a receptores da dor. Por isso, o forte ardor da pimenta queima, mas sem ferir. Além disso, quanto ligado a receptores da dor, esse composto alivia a azia originada de refluxo gástrico. Inclusive, especialistas recomendam o consumo de três gramas de pimenta por dia para reduzir o refluxo.

Queima calorias


Estudos indicam a capsaicina como importante bioativo para queima de calorias. Além disso, como reduz o apetite, inibe o consumo de elevadas calorias diárias. Como resultado, as pessoas perdem peso com mais facilidade. Entretanto, para uma vida mais saudável, a ingestão de pimenta deve estar associada à prática de exercícios físicos.

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:

Produção e Processamento de Pimenta

Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Vegetais Desidratados

Como Montar Uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas

Fontes: Ecycle - ecycle.com.br
              Terra - terra.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!