
As pimentas constituem um grupo de espécies botânicas com características próprias, que produzem frutos geralmente com sabor picante, embora também existam pimentas doces. As espécies de pimentas do gênero Capsicum pertencem à família Solanaceae, como o tomate, a batata, a berinjela e o jiló. A altura e forma de crescimento destas plantas variam de acordo com a espécie e as condições de cultivo.
Em termos botânicos, o fruto define-se como uma baga, de estrutura oca e forma lembrando uma cápsula. A grande variabilidade morfológica apresentada pelos frutos é destacada pelas múltiplas formas, tamanhos, colorações e pungências. A coloração dos frutos maduros, geralmente, é vermelha, mas pode variar desde o amarelo-leitoso, amarelo-forte, alaranjado, salmão, vermelho, roxo até preto. O formato varia entre as espécies e dentro delas, existindo frutos alongados, arredondados, triangulares ou cônicos, campanulados, quadrados ou retangulares.
I- Pimentas do gênero Capsicum: sistema radicular
O sistema radicular é pivotante, com um número elevado de ramificações laterais e possibilidade de tornar-se perene.
II- Pimentas do gênero Capsicum: altura
A planta é arbustiva, atingindo 1,20 m de altura.
III- Pimentas do gênero Capsicum: reprodução
As espécies do gênero Capsicum são, preferencialmente, autógamas, ou seja, o pólen e o óvulo que é fecundado pertencem a uma mesma flor, o que facilita a sua reprodução, embora a polinização cruzada também possa ocorrer entre indivíduos dentro da mesma espécie e entre espécies do gênero. A polinização cruzada pode variar em taxas de 2 a 90% e, pode ser facilitada por alterações morfológicas na flor, pela ação de insetos polinizadores, por práticas de cultivo (local, adensamento ou cultivo misto), entre outros fatores.
IV- Pimentas do gênero Capsicum: folhas
As folhas apresentam tamanho, coloração, formato e pilosidade variáveis. A coloração é tipicamente verde, mas existem folhas violetas e variegadas. Quanto ao formato, pode variar de ovalado, lanceolado a deltoide. As hastes podem apresentar antocianina ao longo de seu comprimento e, ou nos nós, bem como presença ou ausência de pelos.
V- Pimentas do gênero Capsicum: ramificação
O sistema de ramificação de Capsicum segue um único modelo de dicotomia e, inicia-se quando a plântula atinge 15 a 20 cm de altura. Um ramo jovem sempre termina por uma ou várias flores. Quando isso acontece, dois novos ramos vegetativos (geralmente um mais desenvolvido que o outro) emergem das axilas das folhas e continuarão crescendo até a formação de novas flores. Esse processo vegetativo se repete ao longo do período de crescimento, sempre condicionado pela dominância apical e dependência hormonal.
VI- Pimentas do gênero Capsicum: flores
As flores típicas são hermafroditas, ou seja, a mesma flor produz gametas masculinos e femininos, possuem cálice com 5 (em alguns casos 6-8) sépalas e a corola com 5 (em alguns casos 6-8) pétalas. Para a identificação das espécies, os taxonomistas examinam principalmente as flores. Características morfológicas como o número de flores por nó, posição da flor e do pedicelo, coloração da corola e da antera, presença ou ausências de manchas nos lobos das pétalas e margem do cálice, variam de espécie para espécie e, por meio destas, pode-se identificar as principais espécies domesticadas do gênero.

Quer aprender um pouco mais sobre as pimentas? Leia o artigo CPT 5 pimentas mais ardidas do mundo: vai correr ou vai encarar?
Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos online, da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Odair Pauli Lopes
14 de nov. de 2014Estou iniciando a produção e processamento de molho de pimenta.

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de nov. de 2014Olá, Odair!
Agrdecemos sua visita e comentário em nosso site.
O CPT possui o Curso Produção e Processamento de Pimenta que poderá ser de grande ajuda.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos