WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Recomendação de calagem: métodos para corrigir acidez dos solos e aumentar a produtividade

A maioria dos solos brasileiros é de reação ácida, por isto em uma agricultura competitiva é fundamental eliminar a acidez do solo, o que é feito através da calagem


A calagem é feita com objetivo de elevar o pH e fornecer condições mais propícias para o desenvolvimento das culturas comerciais a partir da incorporação de compostos de solução básica, principalmente compostos de cálcio.

"São os resultados da análise química de solo que vão indicar a necessidade de se fazer a correção da acidez do solo, bem como a quantidade de calcário a ser utilizada. São inúmeros os benefícios da calagem, sendo inclusive apontada como uma das principais técnicas agrícolas em termos de retorno econômico", afirma o professor Dr. Luís Ignácio Prochnow, do Curso CPT Interpretação de Análise de Solo para Recomendação de Calagem e Adubação.

Alguns dos benefícios são a eliminação do teor de alumínio tóxico, aumento da disponibilidade de nutrientes, e a melhoria das condições do solo para o crescimento radicular e desenvolvimento de microrganismos.

Escolha do corretivo
Corretivo é todo elemento que possui substancias capazes de corrigir uma ou mais características do solo desfavoráveis às plantas, sejam elas acidez, alcalinidade, salinidade ou até mesmo condicionadores de solo. A tomada de decisão na escolha do corretivo adequado para uma dada área, sob os aspectos técnicos e econômicos, é um dos pontos mais importantes para um programa de calagem eficiente.


O corretivo mais utilizado é o calcário, devido à sua facilidade de obtenção e preço relativamente baixo. Dentre os fatores que obrigatoriamente precisam ser considerados, destacam-se os seguintes:


- Poder de Neutralização (PN);
- Granulometria (tamanho das partículas);
- Poder Reativo de Neutralização Total (PRNT);
- Preço do corretivo, incluído os custos com transporte e aplicação.


Essas características dos corretivos de acidez do solo estão relacionadas com a sua qualidade, sendo a granulometria e o poder de neutralização (PN) as mais importantes, e que determinam o Poder Relativo de Neutralização Total do corretivo (PRNT).

 

Recomendação de calagem: métodos para corrigir acidez dos solos e aumentar a produtividade


Métodos de recomendação de calagem


Existem, basicamente, 3 métodos para se determinar a necessidade de calagem (NC), que é quantidade de calcário à se aplicar em um solo ácido: método do índice SMP, método do alumínio trocável e o método de saturação por bases, em cada região há um método mais utilizado, porém, independente do método escolhido, desde que seguido de forma rigorosa, os resultados serão igualmente satisfatórios.


No método do índice SMP, a NC pode ser obtida apenas pelas medidas do pH desejado do solo e do pH SMP. Então, podemos dizer que a quantidade de calcário a ser aplicada para se atingir um pH adequado em um solo vai depender do índice SMP, ou seja, quanto mais baixo o índice SMP, maior a quantidade de H + Al do solo. Nesse caso, basta consultar o resultado da análise do solo e comparar com tabelas. No entanto, em situações específicas, como solos arenosos ou já corrigidos, o índice SMP pode não indicar adequadamente a quantidade de corretivo necessária.


O método do alumínio trocável tem a finalidade de neutralizar os teores de alumínio trocável. No estado de Minas Gerais, a Comissão de Fertilidade do Solo especifica a seguinte fórmula: NC = (Y x Al) + X - (Ca + Mg)

O valor de Y varia com a textura do solo, enquanto o valor de X é variável em função da exigência da cultura. Assim, Y e X podem assumir os seguintes valores:
NC = Necessidade de calagem (em t/ha de um calcário com PRNT de 100%).
Y = 1: Para solos arenosos, com menos que 150 g/kg ou 15% de argila.
Y = 2: Para solos de textura média, entre 150 e 350 g/kg ou 15 e 35% de argila.
Y = 3: Para solos argilosos, com mais de 350 g/kg ou 35% de argila.
X = 1: Para o eucalipto.
X = 2: Para a maioria das culturas.
X = 3: Para cafeeiro.


Observação:
Se a operação matemática dentro dos colchetes der um valor negativo, deve ser considerada como zero.
O método de saturação por bases (V%) é utilizado quando se deseja corrigir, através da calagem, a acidez do solo até um determinado valor do pH, atingindo determinado valor de saturação por bases. Com base na relação entre o nível de acidez do solo (pH) e V%, quanto maior o pH, maior o V% do solo.

A utilização desse método exige a determinação dos teores de cálcio (Ca), magnésio (Mg), potássio (K) e sódio (Na) trocáveis e, ainda, a determinação da acidez potencial (H +Al) extraível com acetado de cálcio 0,5 mol/L a pH = 7.
Nesse método, a fórmula para determinar a dose de calcário (NC, em t/ha), quando o solo apresenta V% abaixo do desejado, é a seguinte:

NC =   (V2 - V1) x T
              PRNT x 10     


Em que
NC = Necessidade de calagem (t/ha).
V1 = Saturação por bases atuais do solo.
V2 = Saturação por bases desejadas ou esperadas para a cultura a ser implantada e para a qual é necessária a calagem.
T = CTC do solo a Ph 7 = SB + (H+Al), (em mmolc/dm³).
PRNT = Poder relativo de neutralização total (%).

V1 = 100 x SB
                T


Sendo
SB = Ca2+ + Mg2+ + K+ + Na+, em cmolc /dm3

É importante ressaltar que, independente do método utilizado para a recomendação de calagem, quando a NC for menor do que 1 tonelada por hectare, não há a necessidade de realizar a calagem, visto que doses baixas dificultam a incorporação do corretivo ao solo.


Cuidados importantes


Os métodos de recomendação partem do princípio de que a incorporação do corretivo será realizada nos primeiros 20 cm do solo, portanto, quando essa incorporação for diferente, a dose deve ser ajustada em proporções relativas. Outro cuidado importante é a distribuição homogênea do calcário na área, se a dose recomendada for superior a 2t/ha, a aplicação deve ser dividida em duas etapas, uma antes da aração e outra antes da gradagem. Como o calcário demora para reagir, a aplicação deve ser realizada pelo menos três meses antes do plantio, mas caso isso não seja possível, deve-se optar por um calcário com o PRNT acima de 90%.


A realização de calagem é de extrema importância para a agricultura brasileira, e é por meio desta técnica que se tornou possível o cultivo em solos antes considerados impróprios para a agricultura. Por outro lado, a calagem pode causar diminuição dos teores de nutrientes, principalmente o potássio e a maioria dos micronutrientes, portanto, deve ser realizada com cautela e sempre antecedida por uma análise e solo.


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo.


Conheça também os Cursos CPT da área Agricultura
Por Vicente Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?