WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cupins. Como controlar esses insetos? Entenda mais

Cupins são insetos que podem causar sérios danos às plantas e às construções, tanto no ambiente rural como no urbano

Cupins. Como controlar esse inseto? Entenda mais

A detecção dos ataques de cupins nos estágios iniciais é difícil, uma vez que eles, frequentemente, utilizam túneis subsuperficiais para atingir seus alvos. Assim, a percepção da presença dos cupins geralmente ocorre somente quando o ataque atinge níveis bastante elevados, explica o Prof. Dr. Og Francisco Fonseca de Souza, do Curso CPT Controle de Cupins em Áreas Agrícolas.


Para detectar a presença de cupins é necessário investigar todas as áreas onde possam procurar alimento e nidificar. O objetivo do controle é exterminar todos os indivíduos da colônia, pois se houver sobreviventes, estes podem se tornar reprodutivos secundários, restabelecendo a colônia e reiniciando a infestação. Portanto, localizar o ninho facilita, significativamente, e torna mais eficiente o processo de controle.


No caso de ataques a construções, a abordagem dependerá da forma como os cupins nidificam. Se eles fazem seus ninhos dentro da estrutura, uma maneira de controle seria com a fumigação. Se os cupins estiverem nidificando no solo, então a localização e erradicação do ninho são necessárias. Alternativamente, técnicas mais recentes permitem a intoxicação dos cupins por meio de iscas contaminantes, colocadas em pontos estratégicos da construção, onde os cupins buscam alimento. A vantagem desse método é que não é necessário localizar o ninho.


Uma vez decidida a necessidade do uso de produtos químicos para o controle de cupins, a primeira medida é consultar um especialista para obter todas as recomendações de segurança necessárias. É importante lembrar que os agrotóxicos são desenvolvidos com o propósito de eliminar pragas, portanto, esses produtos não são inócuos. Além de seguir as normas de segurança, é essencial observar as doses recomendadas. O uso de quantidades diferentes dos padrões pode resultar na seleção de indivíduos resistentes, comprometendo o uso futuro desses produtos. Ao contrário do que se possa pensar, doses excessivamente altas podem agravar o problema ao contrário de solucioná-lo imediatamente. Portanto, é sempre aconselhável consultar um especialista.

Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!