WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quais fatores em excesso, que afetam o crescimento das plantas?

Os fatores que afetam diretamente o crescimento dos vegetais são: água, luz, temperatura e ar

Quais fatores que afetam o crescimento das plantas?

Água:
A capacidade de retenção de água pelo solo é um fator importante a ser observado na exploração agrícola, pois as plantas absorvem a água por meio das raízes, afirmam os professores José Stanley Oliveira Silva e Jaime Barros da Silva Fialho, do Curso Aplicação Econômica de Adubos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A água desempenha importante papel na absorção de nutrientes pelas plantas. A falta de água prejudica a absorção de alguns nutrientes do solo, como o boro, por exemplo. Excesso de água no solo, com encharcamento, diminui a disponibilidade de oxigênio, pelo deslocamento do ar do solo, o que pode prejudicar o crescimento ou mesmo causar a morte da planta.


Luz:
A germinação das sementes, o crescimento das plantas, a diferenciação dos seus órgãos e tecidos e a realização de seus processos fisiológicos são dependentes da energia fornecida pela luz (COELHO et al., 1973). Essa luz, que, na natureza, provém da radiação solar, é requerida em diferentes intensidades, dependendo da espécie, ou seja, algumas espécies exigem maior intensidade luminosa que outras.

O comprimento do dia, isto é, o número de horas de luz por dia, interfere em várias características das plantas, como a produção de flores e frutos, a quantidade de ramos, o comprimento dos espaços entre os nós e a resistência a pragas e doenças.


Temperatura:
A temperatura influencia a absorção de água e de nutrientes, o crescimento das raízes e da planta de modo geral (Coelho et al., 1973).

As exigências com relação à temperatura variam entre as espécies de plantas. A temperatura ideal para o crescimento de uma planta pode ser desfavorável ao crescimento de outra.

Ocorre, também, variação na temperatura ideal nas diferentes fases do ciclo da planta. Assim, para se obter boa produção, é preciso analisar quais culturas são adaptadas às condições de temperatura no local que será explorado, bem como a melhor época do ano para o seu plantio.


Ar:
O ar do solo fornece oxigênio para as raízes das plantas e recebe o gás carbônico, por elas eliminado. O ar e a água do solo estão em equilíbrio, quando a umidade do mesmo está em condições ideais. No entanto, pode haver deficiência de aeração, quando há umidade em excesso.

A transformação do Nitrogênio orgânico, que vem da decomposição das plantas, em Nitrogênio mineral (este processo é chamado de mineralização) depende do oxigênio presente no solo. O Nitrogênio mineral é a forma que as plantas podem assimilar. Assim, a aeração do solo desempenha papel importante na disponibilidade de Nitrogênio para as plantas.

Descubra tudo o que o Curso CPT tem a oferecer! Assista ao vídeo!


Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por: Thiago de Faria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?