WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Quer produzir muito mais e melhor? Adube corretamente o solo

O que é preciso para produzir mais e melhor? A resposta é: correta recomendação de adubação


Para recomendar fertilizantes, deve-se primeiramente realizar uma análise química para conhecer o nível de fertilidade do solo, para isso, devem ser seguidos os procedimentos para a correção do solo, que são:

• Amostragem do solo
• Procedimento de análise
• Interpretação dos resultados
• Recomendação de adubação


"A amostragem deve ser realizada com a antecedência necessária para a compra e aplicação de fertilizantes e corretivos, visto que os calcários, por exemplo, exigem um período de até 3 meses para reagir", explica Guilherme Barcellos Gjorup, professor do Curso CPT Interpretação de Análise de Solo para Recomendação de Calagem e Adubação.


O sucesso de todo o programa de calagem e adubação depende da qualidade da amostra, que precisa ser coletada em uma área homogênea, afirma o professor Dr. Luís Ignácio Prochnow, do Curso CPT Interpretação de Análise de Solo para Recomendação de Calagem e Adubação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Para isso, as amostras devem ser obtidas dentro de uma mesma gleba (ou talhão), que são áreas de no máximo 12 hectares, com características semelhantes de relevo, cor, textura e histórico de uso, essas características interferem diretamente nas propriedades químicas do solo, portanto, devem ser levadas em consideração.


Em seguida, deve-se coletar um grande número de subamostras (amostras simples), que serão homogeneizadas e representará toda a área (amostra composta), e esta, por fim, será enviada ao laboratório para análise.


No laboratório, serão procedidas as análises de matéria orgânica, pH, granulometria, acidez potencial e teores de nutrientes. Feitas as análises, os resultados são impressos, no que chamamos de laudo técnico e entregues ao produtor.

 

Quer produzir muito mais e melhor? Adube corretamente o solo

A interpretação dos resultados da análise é uma etapa muito importante dentro do processo, pois é preciso ler e entender o que significa o resultado da análise de terra, logo, essa tarefa compete ao profissional que possui a devida formação que o habilita para tal, como um engenheiro agrônomo. De acordo com a interpretação dos resultados, o produtor deve realizar a adubação seguindo a recomendação de adubação orientada pelo profissional.


A adubação consiste em adicionar nutrientes ao solo por meio de fertilizantes, nas dosagens definidas pelas tabelas de adubação, que contém resumos de informações obtidas de ensaios e experimentos realizados em condições de campo. Nas tabelas, a quantidade de nutrientes a ser adicionada é determinada pelo nível de disponibilidade do nutriente em questão e pela produtividade esperada, além disso, a tabela apresenta também recomendações relacionadas ao tipo de adubação (de plantio ou cobertura) bem como o momento ideal para a realização de cada uma.


A adubação pode ser química e/ou mineral, e pode ser complementada com adubação orgânica, desde que seja viável técnica e economicamente na propriedade.


Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo.


Conheça também os Cursos CPT da área Agricultura
Por Vicente Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?