WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Mudas de maracujá: por sementes, em sacolas plásticas e em tubetes

A forma de propagação do maracujazeiro mais utilizada é através de sementes. Mas, também, podem ser utilizadas as técnicas de plantio em sacolas plásticas e em tubetes.

Formas de plantio do maracujá    Artigos Cursos CPT


O maracujá é uma cultura que tanto pode ser lucrativa para grandes produtores, quanto para os pequenos, sendo importante fonte de renda no âmbito da agricultura familiar. É comercializado como fruta fresca para mercados atacadistas e varejistas e, principalmente, para as indústrias de processamento de suco e outros derivados.

"A forma de propagação do maracujazeiro mais utilizada é através de sementes. Mas, também, podem ser utilizadas as técnicas de plantio em sacolas plásticas e em tubetes", afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Produção de Maracujá, em Livro+DVD e Curso Online.

Produção de mudas por semente


A produção de mudas por sementes é a forma mais barata, mais fácil de executar e que gasta menos tempo para a formação das mudas. O ideal é que o produtor ou o viveirista utilize sementes melhoradas para formação das mudas. Mas, se não for possível, poderá retirar sementes de frutos de, pelo menos, 25 plantas que apresentem as seguintes características: bom desenvolvimento vegetativo, resistência a pragas e doenças, produção precoce e alta produção de frutos.

Produção de mudas em sacolas plásticas


São utilizadas as sacolas plásticas de 10 x 25 cm ou 18 x 30 cm. Os sacos plásticos devem ser enchidos com substrato, sobrando 3 cm na parte superior, e organizados em canteiros com 1,20 m de largura e comprimento variável, com corredor de 50 cm entre os canteiros. Semeiam-se de duas a três sementes por sacola, cobrindo-as com uma camada de terra peneirada. Após a semeadura deve ser feita uma irrigação abundante e, daí para frente, o substrato deve ser mantido úmido, mas sem encharcar. Por cima das sacolas, deve-se colocar capim seco sem sementes, ou casca de arroz curtida, ou saco de aniagem. Após a germinação, a cobertura deve ser retirada. Quando as mudas tiverem de 3 a 5 cm de altura, deve ser feito o desbaste, deixando-se apenas uma muda, a mais vigorosa, por sacola. Enquanto as mudas crescem, é preciso fazer pulverizações preventivas contra pragas e doenças, e adotar um programa de irrigação que mantenha bom nível de umidade no substrato. Quando as mudas tiverem com 15 a 25 cm de altura estão prontas para o transplante.

Produção de mudas em tubetes


Existem vários tamanhos de tubetes, no entanto, o mais utilizado é aquele com 12 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. A utilização de tubetes permite a obtenção de mudas de melhor qualidade do que as sacolas plásticas, por isso, têm sido mais usados comercialmente. O uso de tubetes, associado a um substrato adequado, forma mudas com um sistema radicular bem desenvolvido, com maior vigor vegetativo, livre de pragas, doenças e plantas daninhas. Além disso, os tubetes tornam o transporte das mudas mais econômico, pois são leves e ocupam pequeno volume. Podem ser transportados em caixas de papelão, resistindo por alguns dias nessa condição. Atualmente, existe a tendência da especialização na produção de muda, porque esta atividade exige muita técnica e conhecimento para se obter mudas de boa qualidade. Assim, para o produtor de maracujá tem se tornado mais viável adquirir as mudas prontas. A qualidade da muda é um requisito essencial para se ter boa produtividade. Por isso, o produtor deve verificar a idoneidade do viveirista e ter uma garantia dessa qualidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Como é feita a polinização do maracujá?
- Mudas de Maracujá - por sementes, em sacolas plásticas e em tubetes
- De fevereiro a maio - época de plantar maracujá
Produção de maracujá: o segredo do sucesso está na colheita

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos online, da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!