WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

De fevereiro a maio: época de plantar maracujá

O suco de maracujá é o terceiro mais produzido no Brasil, atrás do suco de laranja e o de caju. É uma cultura lucrativa tanto para os grandes quanto para os pequenos produtores

Maracujá

O plantio do maracujá pode ser lucrativo tanto para os grandes quanto para os pequenos produtores, sendo importante fonte de renda no âmbito da agricultura familiar. No entanto, a decisão de implantar uma lavoura de maracujá deve se basear em uma pesquisa para verificar a existência de um mercado que absorva a produção, seja para venda de frutos frescos ou para a indústria de processamento.

O maracujazeiro é uma trepadeira de grande porte, de crescimento rápido, podendo atingir mais de 10 m de comprimento. O fruto varia em formato, tamanho e cor da casca, conforme a espécie. O rendimento do suco varia entre 30 e 40% em relação ao peso do fruto, no maracujá amarelo e no maracujá roxo.

"A boa produção da planta se dá quando as condições ambientais são adequadas para o seu desenvolvimento, florescimento e frutificação. Essas condições estão relacionados à temperatura, chuvas, umidade relativa do ar, luminosidade e ocorrência de ventos fortes e geadas", afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Produção de Maracujá, em Livro+DVD e Curso Online.

Temperatura ideal para o plantio de maracujá


A temperatura afeta o metabolismo das plantas e, portanto, o seu crescimento, desenvolvimento e produção. A faixa de temperatura média anual adequada para a exploração comercial do maracujá é de 20 a 32°C, sendo considerada ótima a faixa de 23 a 27°C.

Importância da luminosidade para o plantio de maracujá


As plantas necessitam de luz solar direta para realizar a fotossíntese, processo pelo qual absorve a radiação e a reverte em energia química, que utiliza para produzir seu próprio alimento, transformando os nutrientes que absorve em substâncias que compõem seus tecidos (carboidratos, proteínas e gorduras). Assim, a intensidade da radiação solar interfere diretamente no crescimento e desenvolvimento das plantas.

Importância da altitude para o plantio de maracujá


O maracujá pode ser cultivado em locais com altitude de 100 até 1.500 m, desde que sejam satisfeitas as necessidades de temperatura e horas de luz. O plantio em encostas deve ser feito de modo a expor as plantas à maior incidência de radiação solar possível.

Influência dos ventos na produção de maracujá


Os ventos frios afetam o florescimento, diminuindo o vingamento dos frutos. Os ventos quentes e secos retiram a umidade do solo e das plantas, causando o murchamento das folhas. Ventos fortes dificultam a polinização das flores pelas mamangavas.

Importância das chuvas para a produção de maracujá


O maracujazeiro necessita de cerca de 800 a 1.700 mm de chuva por ano, bem distribuídos. No entanto, as chuvas fortes e em excesso durante o florescimento afetam a atividade dos insetos polinizadores e inviabilizam o grão de pólen, reduzindo a produção. A planta resiste bem a uma estiagem curta, mas a seca prolongada retarda seu desenvolvimento e florescimento. Nos primeiros meses após o plantio, é indispensável o fornecimento adequado de água para o pegamento das mudas e seu crescimento inicial. A falta de chuva pode ser complementada com a irrigação.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Como é feita a polinização do maracujá?
- Mudas de Maracujá - por sementes, em sacolas plásticas e em tubetes
- De fevereiro a maio - época de plantar maracujá
Produção de maracujá: o segredo do sucesso está na colheita

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos online, da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Paulo Fernando Almeida

12 de set de 2019

Estou coletando o máximo de informações para plantar alguns pés na casa do meu filho. Obrigado pelas informações.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set de 2019

Olá Paulo Fernando Almeida,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que está utilizando o nosso artigo para adquirir melhores conhecimentos em relação ao plantio de maracujazeiros. Seguindo as dicas, o seu plantio ficará excelente e você terá ótimos resultados.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Adineia Trindade da Silva

30 de jul de 2019

Meus maracujazeiros estão enormes, são 2 plantas. Observei que deram algumas flores há mais ou menos um mês atrás, porém, muitas caíram e deu somente uns 5 maracujás. É a primeira fez que ele dá frutas. O que pode estar acontecendo? Moro em Tiradentes-MG

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de jul de 2019

Olá Adineia Trindade da Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O que pode ter resultado nesta baixa frutificação é a deficiencia nutricional da planta, baixa quantidade de água disponível e a não polinização da flores.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Maria Luiza

11 de dez de 2018

Estou plantando minhas mudas agora, e está muito calor. Será que ainda vou conseguir uma produção as mudas já estão encostando no arame.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de dez de 2018

Olá Maria,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

A faixa de temperatura média anual adequada para a exploração comercial do maracujá é de 20 a 32°C, sendo considerada ótima a faixa de 23 a 27°C.

Vamos torcer para que de boas mudas e frutos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Elisabete

7 de set de 2018

Bom dia Meu pé de maracujá eta enorme, mas não dá flor?

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de set de 2018

Olá Elisabete,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você deve observar se a planta já está no estágio de produção. Em locais quentes, como o Norte e o Nordeste, a planta costuma levar em torno de cinco meses para entrar em produção. Como nessas localidades há calor e dias longos o ano inteiro, a frutificação começa logo que o pé atinge um tamanho mínimo.

Porém, isso só ocorre se houver pelo menos dois maracujazeiros próximos, para haver troca de pólen entre eles e produção de frutos. Em regiões com inverno definido, o frio e os dias curtos interrompem o ciclo de reprodução da planta. Por isso, se o plantio for feito no final do verão, por exemplo, a produção só ocorrerá depois de nove meses. Em locais de clima ameno, o plantio deve ser realizado no início da primavera, para se obter uma safrinha após cinco ou seis meses, que cessará quando o inverno chegar.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Wjosman da fonseca silva

22 de ago de 2018

Muito bom

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de ago de 2018

Olá Wjosman,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Rodrigo Cerqueira

3 de jul de 2018

Boa Noite Germinei varias sementes de maracujá amarelo estou na região de Feira de Santana o problema aqui só vai ser o vento eu posso usar uma lona preta? quais tipos de planta eu posso coloca pra proteger do vento ?

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de jul de 2018

Bom dia Rodrigo,

O vento influencia o cultivo, podendo causar desde pequenos danos até a destruição do pomar de maracujazeiro. Ventos secos podem resultar em ramos, folhas e frutos machucados e partidos, já os ventos frios e geadas provocam a queima das folhas, reduzindo a área de fotossíntese e, consequentemente, a produção. Os ventos também podem ocasionar menor florescimento e frutificação, por dificultar os processos de polinização e fecundação.

A recomendação para essas áreas é instalar quebra-ventos, que pode ser feito com capim napier, em três laterais ao redor e dentro da área com maracujá, segundo Cavichioli. O uso de espaldeiras com dois ou mais fios de arame também podem amenizar os problemas causados pelo vento.

Pode ser feito o uso da lona na vertical respeitando uma distância da produção, não deve-se usar lona sobre os pés, pois prejudica a fotossíntese. No caso de cobertura, o mais indicado seria a tela.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto.

 

BA próxima etapa, indicam os especialistas, é instalar os quebra ventos. De acordo com Cavichioli, o vento é muito prejudicial para o maracujazeiro. Dependendo da velocidade, pode dificultar o crescimento da planta no fio do arame do sistema de sustentação ou quebrar a planta ainda em formação. “Em algumas situações, o vento causa o tombamento de linhas inteiras da cultura e é responsável por lesões nas folhas, que servem como entrada para algumas doenças. Antes da implantação do pomar, é necessário providenciar o quebra-vento, que pode ser feito com capim napier, em três laterais ao redor e dento da área com maracujá, caso haja muitas ruas”, afirma o pesquisador.

Artigo original do site SF Agro | Farming Brasil: https://sfagro.uol.com.br/maracuja-6-dicas-para-ter-sucesso-no-cultivo-do-maracujazeiro/
A próxima etapa, indicam os especialistas, é instalar os quebra ventos. De acordo com Cavichioli, o vento é muito prejudicial para o maracujazeiro. Dependendo da velocidade, pode dificultar o crescimento da planta no fio do arame do sistema de sustentação ou quebrar a planta ainda em formação. “Em algumas situações, o vento causa o tombamento de linhas inteiras da cultura e é responsável por lesões nas folhas, que servem como entrada para algumas doenças. Antes da implantação do pomar, é necessário providenciar o quebra-vento, que pode ser feito com capim napier, em três laterais ao redor e dento da área com maracujá, caso haja muitas ruas”, afirma o pesquisador.

Artigo original do site SF Agro | Farming Brasil: https://sfagro.uol.com.br/maracuja-6-dicas-para-ter-sucesso-no-cultivo-do-maracujazeiro/

José Carlos Mantovani Ferreira Junior

23 de abr de 2018

Excelente artigos muito obrigado pelos esclarecimentos

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de abr de 2018

Olá José Carlos,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Luís Carlos moreno lopes

24 de mar de 2018

Estou pensando em plantar maracujá, quanto tempo pra produzir leva

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de mar de 2018

Olá Luís Carlos,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Depende da região de cultivo. Em locais quentes, como o Norte e o Nordeste, a planta costuma levar em torno de cinco meses para entrar em produção. Como nessas localidades há calor e dias longos o ano inteiro, a frutificação começa logo que o pé atinge um tamanho mínimo.

Porém, isso só ocorre se houver pelo menos dois maracujazeiros próximos, para haver troca de pólen entre eles e produção de frutos. Em regiões com inverno definido, o frio e os dias curtos interrompem o ciclo de reprodução da planta. Por isso, se o plantio for feito no final do verão, por exemplo, a produção só ocorrerá depois de nove meses. Em locais de clima ameno, o plantio deve ser realizado no início da primavera, para se obter uma safrinha após cinco ou seis meses, que cessará quando o inverno chegar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

JOSE LUIZ DE MEDEIROS

17 de fev de 2018

Desejo iniciar cultivo de maracujá

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de fev de 2018

Olá José Luiz,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Produção de Maracujá.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rubens de Oliveira Lima

16 de jan de 2018

Tem algum problema fazer a polinização manual das flores do maracujá com as mãos?

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jan de 2018

Olá Rubens,

Não há problema nenhum em realizar o processo com as mãos, porém, o ideal é que utilize um pincel, para agilizar o procedimento.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!