WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Agricultura

7 doenças do tomateiro causadas por fungos

O tomate para indústria é produzido em larga escala, o que exige do produtor maiores cuidados concernentes ao controle de doenças. Se não for realizado um bom manejo fitossanitário da cultura, os tomateiros se tornam suscetíveis ao ataque de fungos, como os causadores da fusariose e antracnose, que geram grandes perdas econômicas ao produtor.

Técnicas de conservação do solo

Caetano de Souza, professor do Curso CPT Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo, explica que o solo é um dos elementos mais importantes do setor agropecuário. O solo é a fonte de nutrientes e de água para as plantas, além de ser o elemento de sustentação que possibilita o estabelecimento e desenvolvimento das plantas.

Como fazer o controle da pinta-preta em tomateiros

Tomates cultivados em campo, sem controle de temperatura e umidade, tendem a sofrer o ataque mais frequente de fungos. Um dos mais agressivos é o Alternaria solani, responsável pela pinta-preta em tomateiros, também conhecida como mancha-de-alternaria, crestamento alternário, crestamento precoce e queima das folhas.

Principais pragas e doenças da mandioca

Marney Pascoli Cereda, professora do Curso CPT Cultivo de Mandioca, destaca que a mandioca apresenta uma série de vantagens em relação e outros cultivos, tais como: fácil propagação, elevada tolerância a longas estiagens, rendimentos satisfatórios mesmo em solos de baixa fertilidade, pouca exigência em insumos modernos, dentre outras.

6 importantes orientações para plantar gergelim

O gergelim (Sesamum indicum) é uma herbácea oriental, constituída de princípios ativos fitoterápicos e, por isso, considerada uma planta medicinal. Suas pequeninas sementes são oleaginosas e apresentam as cores amarela, creme, branca ou preta. Considerada uma cultura de ciclo curto, sua colheita ocorre 90 dias após a semeadura.

Razões para usar irrigação conjugada no cultivo de tomates

No cultivo de tomates para indústria, os sistemas de irrigação mais utilizados são por aspersão e gotejamento. Quando conjugados e bem projetados, os tomateiros recebem água, na medida certa, sem excesso nem déficit hídrico. Com isso, a plantação de tomates se torna produtiva e lucrativa ao tomaticultor.

5 piores plantas daninhas existentes no Brasil

Também conhecidas como plantas invasoras, por tomarem desenfreadamente plantações e pastagens, as plantas daninhas (ervas daninhas) causam aos produtores rurais prejuízos econômicos catastróficos. Especialmente porque competem com culturas e pastos por água e nutrientes. Em países ao redor do mundo, são centenas de espécies distintas de ervas daninhas já catalogadas.

Pragas que atacam os tomateiros

Marcos Tadeu de Moraes, professor do Curso CPT Produção de Tomate para Indústria, ressalta que como alimento, in natura ou processado, o tomate agrada ao paladar de povos de todos os continentes do mundo. Por isso, o tomate é considerado a hortaliça mais universal dentre todas. É, também, a hortaliça que oferece maiores opções de industrialização, produzindo diversos tipos de...

6 pragas inimigas do agronegócio

Na agricultura, pragas geram prejuízos incalculáveis, que impactam negativamente no faturamento do produtor e na economia do país. As principais são Dactylopius coccus (cochonilha), Anastrepha fraterculus (mosca-das-frutas), Hypothenemus hampei (broca-do-café), Helicoverpa armigera, Phakopsora pachyrhizie e Sclerotinia sclerotiorum.

Agronegócio será um dos primeiros a vencer a crise COVID-19

A produção de alimentos não pode parar. Afinal, milhões de pessoas dependem do árduo trabalho de produtores e profissionais do setor agropecuário nacional. Todos continuam a trabalhar incansavelmente para garantir comida na mesa dos brasileiros e combustível para abastecer os caminhões de transporte. Por ser essencial, o agronegócio será uma dos primeiros a vencer a crise COVID-19.

Fique por dentro das novidades!