WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Artigos sobre a área Agricultura

Dicas de ouro para potencializar a sua produção agrícola

A produção agrícola é classificada como uma atividade de extrema importância para a economia do nosso país. E os números não deixam dúvidas: de acordo com dados do IBGE, o valor da produção agrícola cresceu 5,1% e já ultrapassa R$360 bilhões, ocupando mais do 80 milhões de hectares em todo o território brasileiro com expectativa para um crescimento ainda maior.

Controle da antracnose no milho e na soja

A antracnose é um dos maiores pesadelos dos produtores de milho e soja, pois gera sérias perdas econômicas. Causada por fungos do gênero Colletotrichum, a antracnose também acomete outras culturas, como sorgo e feijão. Inclusive, as perdas na produção de feijão podem chegar a 100%. Além da redução na produtividade, a doença compromete a qualidade dos grãos, o que deprecia o seu...

Passos para fazer a calagem do solo e tipos de calcário

A calagem corrige a acidez do solo, faz com que as plantas aproveitem melhor os nutrientes e promove o aumento da capacidade de troca catiônica. Sem falar que essa técnica neutraliza o alumínio (elemento altamente tóxico para as plantas). Como a maior parte dos solos brasileiros são ácidos, torna-se indispensável fazer a calagem para tornar viável a produção agrícola.

5 importantes práticas agronômicas em cultivo de milho

No cultivo de milho, existem práticas agronômicas, que vão desde o tratamento das sementes até a dessecação antecipada. Por meio dessas técnicas de manejo, o produtor de milho alcança excelentes resultados, como maior produtividade da lavoura e rentabilidade dos negócios. Logo abaixo, destacamos 5 principais práticas agronômicas para cultivo de milho.

Aplicação de adubos e corretivos: conheça algumas dicas

Júlio César Neves, professor do Curso CPT Aplicação Econômica de Adubos, destaca que aumentar a produtividade e os lucros com a lavoura é desejo de todo agricultor. Para tornar isso possível, é fundamental realizar uma adubação correta e equilibrada de acordo com a cultura a ser implantada e a produção esperada.

O que preciso saber para ser um bom agricultor?

Há quem acredite que a profissão mais antiga do mundo seja a do agricultor. Sendo ou não, fato é que ela é uma das mais antigas e, também, uma das mais importantes para a vida humana. É a partir da prática agrícola que são produzidos alimentos que, in natura ou processados, estão diariamente na mesa de famílias em todo o planeta.

Dolomítico ou calcítico: qual tipo de calcário escolher para o plantio convencional?

O calcário pode ser dolomítico ou calcítico, escolher entre um tipo e outro depende da necessidade da planta cultivada e da relação Ca/Mg presente no solo. “Em relação ao custo benefício, por conterem maior concentração de óxido de cálcio e magnésio, os dolomíticos são a fonte de magnésio mais econômica para usos agrícolas”, explica Júlio César Lima Neves, professor do...

Análise de tecido foliar na aplicação econômica de adubos

A análise de tecido, que tem como tipo mais comum a análise de tecido foliar (por isso “análise foliar” é geralmente usada como sinônimo), é uma ferramenta fundamental para refinar o manejo nutricional das plantas. “Ela permite identificar problemas de desordem nutricional, determinando os teores de elementos em tecidos vegetais, principalmente nas folhas, visando ao diagnóstico do...

Adubação de cobertura para aplicação econômica de adubo

A adubação em cobertura consiste na aplicação do adubo, principalmente N e, às vezes, K, depois do nascimento das plantas, ou com a cultura já implantada. Ela é muito usada em pastagens, nas culturas perenes ou nas culturas anuais. “Esse parcelamento da adubação é necessário porque o Nitrogênio, em menor grau, e o Potássio, se perdem com a água das chuvas e/ou da irrigação”

Acidez do solo e sua correção para aplicação econômica de calcário

O solo brasileiro é predominantemente ácido, com exceção de algumas áreas do nordeste. Essa acidez tem como fonte os grupos ácidos dos minerais de argila, a ação de agentes de intemperismo e cultivos, e a reação de alguns fertilizantes, explica Júlio César Lima Neves, professor do Curso CPT Aplicação Econômica de Adubos.

Fique por dentro das novidades!