WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Artigos sobre a área Agricultura

O que preciso saber para ser um bom agricultor?

Há quem acredite que a profissão mais antiga do mundo seja a do agricultor. Sendo ou não, fato é que ela é uma das mais antigas e, também, uma das mais importantes para a vida humana. É a partir da prática agrícola que são produzidos alimentos que, in natura ou processados, estão diariamente na mesa de famílias em todo o planeta.

Dolomítico ou calcítico: qual tipo de calcário escolher para o plantio convencional?

O calcário pode ser dolomítico ou calcítico, escolher entre um tipo e outro depende da necessidade da planta cultivada e da relação Ca/Mg presente no solo. “Em relação ao custo benefício, por conterem maior concentração de óxido de cálcio e magnésio, os dolomíticos são a fonte de magnésio mais econômica para usos agrícolas”, explica Júlio César Lima Neves, professor do...

Análise de tecido foliar na aplicação econômica de adubos

A análise de tecido, que tem como tipo mais comum a análise de tecido foliar (por isso “análise foliar” é geralmente usada como sinônimo), é uma ferramenta fundamental para refinar o manejo nutricional das plantas. “Ela permite identificar problemas de desordem nutricional, determinando os teores de elementos em tecidos vegetais, principalmente nas folhas, visando ao diagnóstico do...

Adubação de cobertura para aplicação econômica de adubo

A adubação em cobertura consiste na aplicação do adubo, principalmente N e, às vezes, K, depois do nascimento das plantas, ou com a cultura já implantada. Ela é muito usada em pastagens, nas culturas perenes ou nas culturas anuais. “Esse parcelamento da adubação é necessário porque o Nitrogênio, em menor grau, e o Potássio, se perdem com a água das chuvas e/ou da irrigação”

Acidez do solo e sua correção para aplicação econômica de calcário

O solo brasileiro é predominantemente ácido, com exceção de algumas áreas do nordeste. Essa acidez tem como fonte os grupos ácidos dos minerais de argila, a ação de agentes de intemperismo e cultivos, e a reação de alguns fertilizantes, explica Júlio César Lima Neves, professor do Curso CPT Aplicação Econômica de Adubos.

Amostragem e análise do solo para aplicação econômica de adubo

Você deve estar se perguntando: como fazer a amostragem de solo em cultura anual? Pois bem, fique sabendo, então, que o melhor recurso para se definir as características de fertilidade de um solo é a análise química laboratorial, utilizando-se para isto amostras retiradas do local destinado ao plantio,

Vantagens dos quebra-ventos para a agricultura e pecuária

Além das inúmeras vantagens proporcionadas pelos quebra-ventos naturais, eles tornam a paisagem mais bela. Eucalipto, pinus, bambu, bananeira, hibisco e acácia e angico, quando enfileirados no local certo, funcionam como barreiras vivas, que bloqueiam os ventos mais intensos. Paliçadas, cercas e telas também podem ser utilizadas embora sejam barreiras artificiais.

Principais venenos verdes contra pragas

Culturas agrícolas em todo o mundo estão sujeitas às pragas, inimigos que causam grandes prejuízos econômicos, sérios danos às plantas e, em alguns casos, podem até provocar a morte delas. Entretanto, há os pesticidas, que são compostos fabricados para evitar a presença dessas “visitas” indesejáveis.

7 pragas que atacam o milho

A famosa Helicoverpa armigera é o pesadelo dos produtores de milho. Para proteger a plantação, basta realizar o manejo integrado de pragas, com uso de cultivares de milho geneticamente modificadas (tecnologia Bt). Também podem ser aplicados inseticidas biológicos e químicos, que só atinjam a praga (não os seus inimigos naturais).

Como fazer mudas de tomate em bandejas

A produção de mudas de tomate em bandejas é o sistema é o mais indicado, pois facilita a semeadura e o manuseio das mudas; forma mudas mais sadias, por ser melhor o controle sanitário e nutricional; facilita o transporte para o campo; reduz o estresse durante o transplante e melhora o pegamento das mudas.

Fique por dentro das novidades!