WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

7 doenças do tomateiro causadas por fungos

O tomate para indústria é produzido em larga escala, o que exige do produtor maiores cuidados quanto ao controle de doenças

7 doenças do tomateiro causadas por fungos

“O tomate para indústria é produzido em larga escala, o que exige do produtor maiores cuidados concernentes ao controle de doenças. Se não for realizado um bom manejo fitossanitário da cultura, os tomateiros se tornam suscetíveis ao ataque de fungos, como os causadores da fusariose e antracnose, que geram grandes perdas econômicas ao produtor”, afirma Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão, professor do Curso CPT Produção de Tomate para Indústria.

1. Antracnose


A antracnose é causada pelo fungo Colletrotrichum spp. Quando ataca o tomateiro, os frutos apresentam manchas com pontos negros centrais; já as raízes apresentam manchas com coloração castanha.

2. Mancha-de-alternaria


A mancha-de-alternaria ou pinta preta é causada pelo fungo Alternaria dauci. Quando contaminado, o tomateiro apresenta folhas com manchas anelares castanhas. Nos frutos, ocorre necrose com manchas côncavas. Com o avanço da doença, ocorre a desfolha da planta, o que deixa os tomates expostos ao sol.

3. Mofo branco


O mofo branco ou podridão do caule do tomateiro é causado pelo fungo Sclerotinia slerotirum devido ao excesso de umidade e pouca ventilação nos tomateiros. Os caules próximos ao solo são os mais afetados, com folhas com lesões axilares. Com o avanço da doença, as lesões apresentam micélio branco (aspecto de algodão).

4. Murcha-de-fusarium


A murcha-de-fusarium ou fusariose é causada pelo fungo Fusarium oxysporum. O foco do ataque se concentra nos pecíolos. Com o avanço da doença, as folhas se tornam amareladas até a sua plena secagem.

5. Oídio


O oídio é causado pelo fungo Leveillula taurica. Quando infectado, o tomateiro apresenta folhas com manchas brancas, que prejudicam a fotossíntese da planta. Com a quedas das folhas, os frutos ficam expostos ao sol. A umidade excessiva pode favorecer a proliferação do fungo.

6. Requeima


A requeima é causada pelo fungo Phytophthora capsici, que ataca a raiz do tomateiro até resultar em seu apodrecimento. Com isso, a planta morre prematuramente. A umidade é o principal fator, que favorece o surgimento do fungo na lavoura de tomates.

7. Mancha-de-septória


A mancha-de-septória ou septoriose é causada pelo fungo Septoria lycopersici. Seu foco de ataque são as folhas do tomateiro, além do caule e dos pecíolos. Nas folhas, surgem manchas com cor castanha, parte central cinza e borda amarela. Com o avanço da doença, ocorre a desfolha do tomateiro, o que expõe os frutos ao sol.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Produção de Tomate para Indústria

Aplicação Econômica de Adubos

Projeto de Irrigação Localizada

Fonte: Hortomallas - hortomallas.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!