WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Milhos especiais - plantio do milho pipoca

Milhos especiais - plantio do milho pipoca

 

O milho pipoca é uma planta menos vigorosa e mais susceptível ao ataque de doenças que o milho comum, por isso a escolha do local e a época de plantio tornam-se essenciais para o sucesso do cultivo. O zoneamento edafoclimático, por exemplo, reduz as perdas de produção, aumentando a produtividade, por meio da identificação dos riscos climáticos das diferentes regiões e municípios do estado, que determinam as melhores épocas de plantio.

Já os riscos climáticos são identificados por meio da análise de distribuição da frequência das chuvas e do balanço hídrico, ou seja, a disponibilidade de água no solo para a planta, para períodos de cinco dias.

Ao serem plantadas, as sementes de milho pipoca necessitam de umidade e temperatura do solo mínima de 10ºC. Tais exigências, na estação das chuvas, são facilmente alcançadas, fazendo com que o milho pipoca leve apenas de quatro a sete dias para emergir.

Quanto à alta produção de grãos, a cultura de milho pipoca não tolera déficit hídrico, principalmente nas fases de quatro e oito folhas, pendoamento e enchimento de grãos, fases contínuas, que ocupam grande parte do período de crescimento e produção da planta. O déficit hídrico nos estádios de quatro folhas reduz o número de espigas/área.

Em Minas Gerais, a melhor época para plantio do milho pipoca são os meses de setembro, outubro ou novembro, início da época chuvosa. Quando o produtor realiza o plantio tardio, aumentam as chances de ocorrer ataque de doenças em estádios iniciais, diminuindo a produtividade e a qualidade dos grãos.

Veja abaixo as médias da produtividade de grãos (kg/ha) das cultivares de milho pipoca, semeadas em quatro épocas, durante dois anos em Viçosa, MG:

Produtividade do milho pipoca

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agricultura, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso Produção de Milhos Especiais.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o cultivo do milho pipoca:

Controle de plantas daninhas

Controle de pragas e doenças

Cultivo do milho pipoca

Escolha da cultivar do milho pipoca

Principais cultivares do milho pipoca

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!