WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bolo confeitado - passo a passo para se fazer bolo com mais de um andar

O estaqueamento é uma técnica de montagem que permite obter bolos com mais de um andar. Ele serve para evitar que o bolo superior afunde sobre o inferior

Bolo confeitado - passo a passo para se fazer bolo com mais de um andar   Artigos Cursos CPT

ESTAQUEAMENTO DE BOLO

O estaqueamento é uma técnica de montagem que permite obter bolos com mais de um andar

O estaqueamento é uma técnica de montagem que permite obter bolos com mais de um andar. Ele serve para evitar que o bolo superior afunde sobre o inferior. A sobreposição dos andares deve ser feita colocando cada bolo sobre uma base de papelão, forrado com papel alumínio.

“Se o bolo superior for muito pesado, deve-se utilizar uma base de madeira fina, tipo MDF ou compensado, devendo estes, também, serem embrulhados em papel-alumínio”, afirma o professor Maurício Della Áquilla, do Curso Avançado de Decoração de Bolos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Independente do material utilizado para constituir essa base, é muito importante que ela seja exatamente do tamanho do bolo que ficará apoiado sobre ela. Assim, quando esse bolo for coberto, a base ficará escondida por essa cobertura.

O bolo que ficar embaixo precisa possuir uma estrutura interna que seja forte o suficiente para suportar o peso do bolo superior ou dos bolos superiores e não afundar. Isso pode ser feito com palitos de churrasco ou com tubos de PVC.

Quando se faz um bolo decorado para um evento festivo, tenha em mente a importância do mesmo para a ocasião. Além de ser um elemento que permite às pessoas se confraternizarem, o bolo precisa ser atraente, pois ele deverá ser o ícone da festa.

Por isso, antes de ser executado, o bolo precisa ser pensado, precisa ser planejado, não apenas como um simples bolo, mas como uma obra de arte, uma escultura que precisa estar atrelada ao tema da festa e, ao mesmo tempo, ser atraente e glamourosa.

Uma técnica muito utilizada para se obter bolos muito charmosos é o estaqueamento que, muitas vezes, pode estar associado à colocação de colunas no bolo. Esses são recursos que permitem aos confeiteiros montar bolos mais altos e possibilitam uma infinidade de possibilidades de montagem e de decoração.

ESTAQUEAMENTO DE BOLO

O estaqueamento permite aos confeiteiros montar bolos mais altos e possibilita uma infinidade de possibilidades de montagem e de decoração

Isso é verdade porque, com o estaqueamento e com a colocação de colunas, obtém-se bolos altos, em forma de andares, na maioria das vezes um menor que o outro. Com isso, certamente terá de se considerar mais recursos em sua decoração do que seria necessário, caso o bolo tivesse um andar apenas.

E tudo deverá ser planejado de maneira que a decoração fique harmoniosa, que fique charmosa e que haja sintonia entre todos os recursos de decoração utilizados. E, para que isso aconteça, uma boa dose de bom-senso, criatividade e conhecimento são indispensáveis.

Essas são as principais razões que levam a afirmar que o estaqueamento e a colocação de colunas em bolos representam um grande diferencial na decoração artística de bolos.

Como estaquear e colocar colunas em um bolo


Estaqueamento de bolos com palitos de madeira para churrasco
- Espete um palito de madeira, para churrasco, no bolo em que será feito o estaqueamento, para obter o comprimento das estaquinhas. Faça isso até o palito encostar na base do bolo e mantendo-se o mesmo bem na vertical;
- Marque no palito a altura do bolo, com uma tesoura ou faca e, em seguida, quebre o mesmo exatamente na marcação que acabou de ser feita. Este pedaço do palito servirá como medida para a obtenção dos demais;

- Para cada estaca a ser feita, obtenha três pedaços de palitos exatamente do tamanho do que você acabou de obter e que corresponde à altura do bolo. Embrulhe esses três palitos em um pedaço de papel-alumínio, quando a estaquinha estará pronta para ser utilizada. O papel-alumínio serve para manter os palitos unidos uns aos outros e também para evitar o contato direto da madeira com o bolo;

- Escolha o local onde essa estaquinha será inserida tendo-se em mente a quantidade de estacas que será utilizada. Insira a estaquinha no bolo, bem na vertical.

Estaqueamento de bolos com tubos de polietileno
Além do estaqueamento com palitos de madeira é possível utilizar também tubinhos de polietileno. Esses tubinhos são importados e, por isso, são mais caros e mais raros de ser encontrados. Além disso, eles apresentam certa dificuldade de serem inseridos em alguns tipos de bolos como os que são recheados com frutas cristalizadas, por exemplo.

ESTAQUEAMENTO DE BOLO

Com o estaqueamento e com a colocação de colunas, obtém-se bolos altos, em forma de andares, na maioria das vezes um menor que o outro

Fora isso, os tubinhos de polietileno são muito eficientes, higiênicos e oferecem uma excelente estabilidade de sustentação do bolo superior.

Alternativamente, poderá se utilizar tubos de PVC desde que possuam paredes finas. E, sendo os tubos a serem utilizados de polietileno ou de PVC, o procedimento a ser adotado é basicamente o mesmo que foi explicado anteriormente para fazer o estaqueamento com palitos de churrasco.

- Utilize um palito de madeira, para churrasco, e obtenha a altura do bolo;
- Marque esse palito rente à superfície superior do bolo, utilizando-se uma faca ou até mesmo uma tesoura;
- Quebre o palito e utilize a parte obtida como medida para obter os pedacinhos de tubo de PVC;
- Corte os tubinhos de polietileno ou de PCV com uma faca de serra e coloque-os no bolo nos locais previamente marcados. Eles deverão ficar bem rentes à superfície superior do bolo para que a base do superior apoie perfeitamente sobre esses tubinhos.

A quantidade de suportes a ser utilizados, seja estacas de madeira ou tubos, deve ser determinada com bastante bom-senso. Não existe uma regra para ser utilizada e fornecer diretamente o número de suportes que se deverá colocar em um bolo. Mas, em geral, pode-se considerar, como sugestão, uma distância em torno de 15 cm entre cada suporte, como adequada.

A partir das estacas externas até a borda da base do bolo, três centímetros podem ser considerados como adequados. Isso, considerando logicamente que os bolos superiores que serão escorados pelos suportes estejam apoiados em bases bem resistentes, como de papelão bem firme ou de madeira fina, todos devidamente revestidos com papel-alumínio.

É importante esclarecer que esta metodologia de estaqueamento é utilizada para todos os bolos, independente do formato (redondo, quadrado, retangular, triangular, hexagonal etc.).

Colocação de colunas em bolos
As colunas são acessórios de plástico rígidos utilizados para sustentar partes do bolo e se integrarem à decoração.

- Depois de colocar as estacas no bolo, coloque glacê real sobre o bolo onde a base das colunas será colocada, principalmente sobre as estacas e no centro do bolo;

- Em seguida, cole a base das colunas no glacê real sobre o bolo;

- Coloque as colunas sobre a base, encaixando-as nas garras existentes sobre a base;

- Cole a parte superior da montagem na base do bolo superior, utilizando glacê real. Esta parte é, na verdade, um disco de plástico rígido semelhante ao que foi colocado na base das colunas. Em seguida, encaixe as extremidades das colunas nas garras também existentes no disco superior;

- Finalize o bolo fazendo a sua decoração.

ESTAQUEAMENTO DE BOLO

Tudo deverá ser planejado de maneira que a decoração fique harmoniosa, que fique charmosa e que haja sintonia entre todos os recursos de decoração utilizados


Confira mais informações, acessando os Cursos CPT da área Padaria.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

SUZANA

2 de out. de 2016

TENHO INTERESSE

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de out. de 2016

Olá Suzana,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Decoração de Bolos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Gildizete

27 de jul. de 2016

Oi, Ana Carolina. A base 40 cm, o segundo andar 26 cm e o primeiro 16 cm.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jul. de 2016

Olá Gildizete,

Obrigada pelo retorno, pelo que me disse vai suportar sim.

Abraços,

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Gildizete

26 de jul. de 2016

Olá Ana Carolina. Estou aqui de novo para tirar mais uma duvida. No comentário da Vanessa, você respondeu, que para os bolos de andares o mais recomendável é: bolo mais firme e cobertura que não precisam ir em geladeira. No bolo da andar que vou fazer, irei utilizar na cobertura o glacê mármore e não pasta americana. Mesmo eu utilizando os banquinhos o bolo vai suportar o peso um do outro?

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jul. de 2016

Olá Gildizete,

O glacê marmóre pode ser utilizado para cobrir o bolo. De quanto centímentros é o seu bolo?

Aguardo,

Ana Carolina dos Santos

 

VANESSA DE PAULA BARRETO

26 de jul. de 2016

Essas dicas se aplicam também a bolo molhado com cobertura de chantily? Os palitos de churrasco também serão eficientes para um bolo com essa estrutura? o bolo terá uma base de 50cm de diâmetro e o segundo andar terá 25cm

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jul. de 2016

Olá Vanessa,

Bolos molhados com cobertura de chantilly não são recomendamos para serem utilizados para fazer bolos de andares, o mais recomendamos são bolos com consistência mais firme e cobertura que não precisam ir em geladeira.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

EDECILANIA LOPES

22 de jul. de 2016

FIZ UM BOLO DE DOIS ANDARES, MAS ELE FICOU TORTO NAS LATERAIS, SERÁ QUE FOI A RECEITA USADA NO BOLO? Qual E A RECEITA INDICADA PARA ESSE TIPO DE BOLOS. FIQUEI CONSTRANGIDA AO TERMINO DO TRABALHO. O BOLO FICOU BEM FOFO QUASE AMANTEIGADO.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jul. de 2016

Olá Edecilania,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Existem várias receitas que podem ser utilizadas para serem cobertas com pasta americana. As que não são apropriadas são pão de ló e genoise e qualquer derivação destas, ou seja, massas que não tem estrutura para suportar o peso da pasta. Especialmente as receitas clássicas, que não levam fermento, e as massas muito aeradas não são indicadas.

Devemos lembrar que um bolo de 25 cm vai utilizar aproximadamente 1 kg de pasta, mais a decoração. O recheio é igualmente importante e receitas como mousse, chantilly, merengues ou outras muito leves ou que necessitam de geladeira para manter a textura, o frescor e a durabilidade também são inadequadas e não devem ser utilizadas para bolos cobertos com pasta americana.

Geralmente bolos cobertos com pasta tem 2 ou mais andares e são bastante decorados, o que acaba aumentando ainda mais o peso e assim a necessidade de uma receita apropriada. Como um bolo com 10 cm. de altura (a altura ideal para bolos cobertos com pasta) vai ter 8 cm de bolo mais a base, cada disco de massa deve ter entre 1cm e 1.5cm, portanto entre 5 e 6 camadas de bolo e entre 4 e 5 camadas de recheio.

Assim o recheio vai estar distribuído em finas camadas entre os discos de massa de maneira uniforme, de modo que o peso da pasta e dos outros andares não fará com que ele escorra pela lateral, criando barrigas indesejadas no bolo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Gildizete

15 de jul. de 2016

Olá. Desde já fico muito agradecida pelo esclarecimento que você me deram. E mais uma vez estou aqui para tirar outra dúvida. Ganhei de minha irmã uns banquinho para suporte de bolo, só que o último banquinho é menor do que o último bolo. A minha dúvida é: eu poderia fazer um disco de papelão forrado com papel alumínio e colocar sobre o suporte e assim colocar o bolo em cima?

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jul. de 2016

Olá Gildizete,

Pode. Mas, você deve se atentar se este suporte irá aguentar o peso do bolo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

GILDIZETE SILVA SANTOS

9 de jul. de 2016

OLÁ, GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA. TENHO UMA ENCOMENDA DE UM BOLO DE QUATRO ANDARES, NESSE CASO EU COMPRAR 3 SUPORTES PARA CADA ANDAR DE BOLO.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jul. de 2016

Olá Gildizete,

Sim, isto mesmo.

Simone Fonseca

13 de mar. de 2016

Olá, poderiam me tirar uma dúvida???? É a primeira vez q vou fazer um bolo de dois andares más é pequeno, 3k .A receita q sempre faço recheada e coberta pesa em torno de 2,5k.Como faço? O bolo será redondo e sempre faço quadrado.Obrigada!

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de mar. de 2016

Olá Simone,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações e como montar um bolo com mais de um andar aprenda o passo a passo aqui.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Ariane

29 de jan. de 2016

Olá. Fiquei em dúvida de como montar o bolo de andar com os palitinhos de churrasco. Como seria mais detalhadamente o passo a passo? Obrigada pelas dicas

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jan. de 2016

Olá, Ariane!

Agradecemos a visita em nosso site.

Abaixo, algumas dicas que irão ajudá-la na preparação dos palitinhos.

- Imagine um bolo de dois andares, um sobre o outro, sem espaço entre eles:

1- Meça a altura do bolo que ficará por baixo de todos. Aqui o chamaremos de bolo-base;

2- Use a forma do bolo menor, que ficará por cima, para marcar o centro do bolo-base;

3- Corte os palitinhos de churrasco na mesma altura do bolo-base. A quantidade de palitinhos será estipulada levando-se em consideração o diâmetro do bolo de cima;

4- Encape os palitinhos com papel-alumínio;

5- Espete-os no bolo-base, seguindo a marcação feita anteriormente com a forma do bolo menor, dando certo espaçamento entre eles.

6- Agora que os palitinhos já estão dentro do bolo-base, coloque sobre eles uma base (papelão bem firme ou madeira bem fina, devidamente encapados com papel-alumínio);

7- Coloque o bolo menor sobre a base, formando assim o segundo andar.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

Luciane Bispo

29 de set. de 2015

boa noite, quero fazer um bolo naked 3 camadas 35/25/15, vou montar umas duas horas antes de ser consumido. preciso colocar estacas? grata!

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de out. de 2015

Olá, Luciane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para ficar mais apresentável recomendamos que faça o uso das estacas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?