
Nas padarias, quitandas, mercearias, supermercados. Doce, salgado, recheado, integral, bisnaguinha. O encantamento pelo pão existe nos quatro cantos do mundo e em variedades deliciosas. A disponibilidade está tão próxima do consumidor que, atualmente, até em postos de gasolina, empórios e hortifrutigranjeiros estão comercializando o produto.
Nesse empreendimento tão competitivo reina, mais uma vez, a criatividade. É aquele “jeitinho brasileiro” que transforma receitas em um conjunto diversificado de quitutes. Mas, o pão não anda só. É certeira a aposta de investir em queijos, frios, carnes, patês e geleias. O pãozinho e sua equipe formam o grande prazer de consumir gostosuras diariamente. Para o empresário dos diversos tipos de varejo, é a oportunidade de associar as vendas.
Segundo a professora da HOTEC, Marina Queiroz, no curso Profissional de Panificação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “atualmente, nos deparamos com um mercado crescente e inovado, principalmente no que se refere aos formatos de padarias e aos diversos produtos elaborados. As padarias estão se modernizando para atender às exigências do consumidor. O visual moderno, o layout de exposição dos produtos, os serviços de autoatendimento, as estratégias de fidelização dos clientes, os diversos produtos mais bonitos e cada vez mais bem elaborados e as preocupações com o cumprimento dos critérios de higiene, durante o processo, são exigências para prestar um serviço diferenciado, enfrentar a concorrência e se manter cada vez mais sólido no mercado”.
Entre os recheios preferidos estão a calabresa crua, sem tripa e moída com parmesão, usada nas roscas. O pão com torresmo e o de nozes com chocolate também são boa pedida. As pessoas gostam bastante de escarola com requeijão cremoso e ainda do shitake, esse usado em focaccias. A inclusão de legumes, como abóbora, batata e cenoura no pão italiano, também tem sido bem comercializada.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.