Pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), estudam a aplicação do soro de leite para a produção de etanol. A matéria-prima é proveniente da indústria de laticínios, resíduo da fabricação de queijos.
O soro de leite é formado por 95% de água, 4% de lactose e 1% de proteína. A cada quilo de queijo são produzidos nove litros de soro, o que pode ser um problema ambiental grave. Se não for reaproveitado, o líquido pode ser um contaminante muito poluente. Geralmente, o soro é aproveitado na produção de bebida láctea ou outros alimentos. Mas o processo é caro, sobretudo, para os pequenos produtores.
Para se fabricar etanol com o soro de leite, a matéria-prima passa por uma fermentação, em biorreatores, por leveduras do gênero Kluyveromyces. Depois, o líquido fermentado é destilado, gerando o biocombustível. Segundo os pesquisadores, o processo é tão eficiente quanto o feito a partir da cana-de-açúcar com a vantagem de não gerar outro resíduo, como no caso do bagaço.
O professor Marco Antônio Ayub, coordenador da pesquisa, afirmou que o estudo é importante para encontrar novas formas de reaproveitar o soro de leite e, também, oferecer novas alternativas para a obtenção do etanol. No entanto, ainda não foram feitos testes para averiguar a viabilidade econômica do método. Os pesquisadores estão tentando conseguir parceiros para propor às indústrias a produção comercial.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Alexandre Ramos Leporaci
25 de abr. de 2022Boa tarde! Sou Tecnólogo em Gestão Ambiental e faço Pós Graduação em Auditoria e Perícia Ambiental, gostaria de mais informações a respeito da pesquisa, principalmente no tocante ao Resíduo (o que sobra) desta transformação do Soro em Etanol.

Resposta do Portal Cursos CPT
31 de mai. de 2022Olá, Alexandre! Tudo bem?
Agradecemos sua visita em nosso site!
O artigo em questão foi publicado em Novembro de 2012 e, infelizmente não temos mais informações do assunto.
Recomendamos que você procure a fonte Globo Rural para se informar melhor.
Um abraço!
Ingrid Filomeno

Julia Barbara Bovolenta
21 de fev. de 2019Bom dia, eu gostaria de ter mais informações sobre o etanol através de soro do leite, pois estou fazendo o TCC em química e achei esse tema super interessante, porém há poucas fontes falando sobre esse tema. atenciosamente, Julia.

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de fev. de 2019Olá, Julia!
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Vamos cadastrar o seu email para que você receba nosso Boletim Informativo.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli

Luiz Carlos Oliveira
12 de jun. de 2017Bom dia, como fazer etanol com soro do leite.Existe alguma posssibilidade caseira para isso? Muito Obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de jun. de 2017Olá, Luiz.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Como dito na matéria, essa produção é feita através de biorreatores. Acreditamos não ser possível produzi-lo de forma caseira, pois um biorreator demanda alto investimento.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues

Fabiano
10 de mai. de 2017pretendo fazer álcool de soro ,mas porém fica difícil já que não encontra-se a levedura utilizada no mercado

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de mai. de 2017Olá Fabiano,
Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos