Passado o dia das crianças e faltando pouco menos de dois meses para o natal, os deliciosos panetones e chocotones já enchem as prateleiras de supermercados e padarias. A corrida para a produção proporcionou a contratação temporária de diversos profissionais, aquecendo o mercado da panificação.
A receita tradicional ganha novas roupagens e agrada o paladar dos consumidores. A inovação nos recheios chama atenção, entre eles creme de nozes, avelã, cereja, chocolate branco e preto, além de clássicos de marcas consagradas.
Os supermercados também entraram no clima e apostam na venda de produtos fabricados no próprio estabelecimento, com um valor mais acessível. No entanto, o prazo de validade do panetone artesanal é bem menor que o dos produtos industrializados, pois possuem menos conservantes.
A professora Marina Queiroz, no Curso Profissional Avançado de Panificação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que “isso acontece porque cada indústria desenvolve substâncias, como melhoradores e conservantes, que permitem aumentar consideravelmente o tempo de prateleira dos produtos”.
Segundo a professora, o panetone é elaborado em duas etapas, pelo método indireto. “É preciso preparar o fermento natural para que, depois, ele seja utilizado juntamente com os demais ingredientes na elaboração da massa. Esse fermento natural é chamado de biga”, comenta.
De acordo com estimativas de supermercados, fabricantes e economistas o consumo do produto deve ser de 10 a15% maior em comparação ao último ano. Muitos também apostam na venda contínua, de janeiro a janeiro, afirmando que os clientes gostam de consumir panetone mesmo fora da época natalina.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.