O crescimento do setor de franquia, no último ano, foi da ordem de 20,4%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising - ABF. Tradicionalmente comum como alternativa de expansão para médias e grandes empresas de fast food, academias e lavanderias, o sistema está se tornando alternativa de crescimento, também, para pequenos e médios negócios.
Essa é uma oportunidade de crescer sem usar grande quantia de dinheiro do próprio caixa. Dentro do segmento, as empresas que tiveram maior destaque em 2010 foram as ligadas à alimentação. De acordo com a ABF, um dos fatores que contribuíram para o crescimento dessas marcas foram as microfranquias, bem como um maior acesso a linhas de crédito.
Ao pensar em expandir, porém, é preciso que o empreendedor esteja certo de que a franquia está bem estruturada e com a marca consolidada. No curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor Carlos Ruben Pinto enfatiza que “todo empresário, ao decidir pelo franchising como alternativa de expansão de seus negócios, deve ter em mente o que realmente pretende. Se estudos iniciais apontarem que essa é a melhor alternativa, deve-se fazer, então, o estudo de viabilidade financeira”.
O Brasil mantém as perspectivas promissoras de crescimento do setor. Esse otimismo se deve ao aumento da renda, do nível de empregos e dos novos consumidores das classes C e D. Os grandes eventos dos próximos anos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, também ampliam o horizonte do segmento.
Por: Clara Peron.
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