
Uma das técnicas mais antigas usadas para a conservação de alimentos é a remoção de umidade por meio do processo de desidratação. Esse é um processo simples e de custo inicial relativamente baixo, se comparado a outros.
A desidratação pode ser aplicada a uma grande variedade de frutas e hortaliças, permitindo, com isso, aproveitar o excedente de muitos produtos que têm produção concentrada em determinadas épocas do ano.
Uma das vantagens da utilização desse processo é que, após a desidratação, as frutas passam a pesar cerca de 10 a 15% a menos que seu peso original. Por isso, o volume, especialmente se os produtos desidratados são comprimidos para a embalagem, é muito menor do que em qualquer outra forma. Portanto, uma menor quantidade de material de embalagem é necessário por unidade do alimento.
Segundo o professor Pedro Luis Santos Meloni, no curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “as frutas desidratadas não necessitam de refrigeração durante o transporte ou armazenamento, como é o caso dos produtos frescos ou congelados. Isso torna sua comercialização mais simplificada. A desidratação permite a preservação por causa da diminuição do teor de água disponível”.
O valor nutritivo não sofre grandes alterações. “Outra vantagem significativa, é a compatibilidade das frutas desidratadas com outros ingredientes em misturas desidratadas, como barra de cereais, granolas, sopas, entre outras”, acrescenta o professor, mestre em tecnologia de alimentos.
Esse é um mercado com grande potencial de crescimento e ainda pouco explorado no Brasil. A desidratação disponibiliza ao consumidor um produto de sabor diferenciado e que, por ser menos perecível, pode ser comercializado em qualquer período do ano.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.