WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Construção civil usa cana-de-açúcar como material de trabalho

Quem é do ramo sucroenergético acredita que a notícia é animadora, pois é mais um mercado promissor para a commodity

O açúcar refinado misturado ao concreto forma uma substância ótima para ser usada em revestimentos.

Quem produz cana-de-açúcar ganhou mais uma possibilidade de lucro. A construção civil está usando açúcar refinado, o mesmo produto usado para adoçar o cafezinho, para reparar problemas como micro-rachaduras e fissuras do concreto exposto a altas temperaturas.

Misturado em pequenas proporções ao concreto, a substância fica igual a um piche, compacta e vedante. Segundo os profissionais do ramo, a massa é ótima para revestir ou colocar tijolos em fornos, uma vez que ela não trinca com a temperatura.

Em média, a recomendação de uso gira em torno de duas xícaras de chá para cada quilo de cimento. Quem é do ramo sucroenergético acredita que a notícia é animadora, pois é mais um mercado promissor para a commodity.

Ainda existe outro derivado da cana-de-açúcar que tem despertado o interesse em vários setores da construção civil. É a cinza do bagaço de cana, que tem se apresentado como um bom substituinte de agregadores naturais, como areia e brita, na argamassa. Essa cinza é o produto final da queima do bagaço nas caldeiras. Geralmente, eram usadas como adubo, no entanto, são muito pobres em nutrientes.

O engenheiro civil Fernando Rosa de Almeida, que participou dessa pesquisa, afirmou que os estudos avaliaram que "para um teor de substituição de 30% a 50% houve um incremento de até 15% na resistência à compressão. Isso mostra que o concreto com cinzas de cana-de-açúcar é mais resistente do que o com areia". Dados excelentes para a realidade brasileira, que produz 3,8 milhões de toneladas de cinzas.

Além das descobertas com o açúcar refinado e as cinzas do bagaço, estudos apontaram mais um benefício da cana-de-açúcar para a construção civil. Nesse caso, adicionando a fibra do bagaço ao cimento de cinza da cana, que forma o fibrocimento. Esse tem sido utilizado para fabricar telhas, divisórias e caixas d'água.

Para o engenheiro agrônomo Luiz Andrade, professor da Universidade Federal de Lavras e do curso Cultivo de Cana-de Açúcar, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a cultura tem proporcionado contribuições econômicas e sociais muito grandes. A cana-de-açúcar já é utilizada para fabricação do açúcar, álcool, aguardente, forragem, alimentação animal e adubação.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sandra Alves da Silva

29 de mar. de 2019

Onde eu cadastro meu e-mail?, pois aqui já fiz uma vez, se possível gostaria de receber mais artigos sobre o bagaço da cana de açúcar, estou iniciando um trabalho sobre esse material e meu objetivo é fazer um piso do bagaço da cana e estou coletando informações, caso puder me ajudar súber agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr. de 2019

Olá Sandra,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Sandra Alves da Silva

28 de mar. de 2019

Olá boa noute, li a matéria de vocês e atualmente estou querendo fazer meu projeto de construção de curso sobre o bagaço da cana de açúcar a ideia é fazer um revestimento cerâmico com o bagaço será que pode me ajudar com informações?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mar. de 2019

Olá Sandra,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Izabella Salvo

28 de ago. de 2017

Boa noite, Li a matéria de vocês e atualmente estou querendo fazer o mei projeto de conclusão de curso sobre o uso do açúcar refinado no cimento e como isso pode impactar na construção civil moderna, vi no seu comentário ao moço anterior que já tem dados que comprovam ser bom o uso do açúcar no concreto, gostaria de saber com vocês onde vocês viram essas informações e por onde eu posso começar a pesquisar para saber mais sobre esses estudos científicos e dados. Muito obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de ago. de 2017

Olá, Izabella.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. As informações foram retiradas desse link.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Lourival Ferraz e Silva

11 de jun. de 2013

Sou Produtor rural, gostei da informação acima e deixo uma pergunta. O açúcar mascavo ou o melado não tem utilidade na construção civil. Sou produtor rural onde produzimos derivados de cana-de-açucar

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jun. de 2013

Olá, Lourival!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Existem dados científicos de o açúcar refinado pode ser usado junto com o cimento para tampar rachaduras em paredes e o também do cimento que é feito com cinza do bagaço da cana-de-açúcar.

Para mais informações sobre o melado e o açúcar mascavo recomendamos que entre em contato com um especialista da construção civil

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?