Quem produz cana-de-açúcar ganhou mais uma possibilidade de lucro. A construção civil está usando açúcar refinado, o mesmo produto usado para adoçar o cafezinho, para reparar problemas como micro-rachaduras e fissuras do concreto exposto a altas temperaturas.
Misturado em pequenas proporções ao concreto, a substância fica igual a um piche, compacta e vedante. Segundo os profissionais do ramo, a massa é ótima para revestir ou colocar tijolos em fornos, uma vez que ela não trinca com a temperatura.
Em média, a recomendação de uso gira em torno de duas xícaras de chá para cada quilo de cimento. Quem é do ramo sucroenergético acredita que a notícia é animadora, pois é mais um mercado promissor para a commodity.
Ainda existe outro derivado da cana-de-açúcar que tem despertado o interesse em vários setores da construção civil. É a cinza do bagaço de cana, que tem se apresentado como um bom substituinte de agregadores naturais, como areia e brita, na argamassa. Essa cinza é o produto final da queima do bagaço nas caldeiras. Geralmente, eram usadas como adubo, no entanto, são muito pobres em nutrientes.
O engenheiro civil Fernando Rosa de Almeida, que participou dessa pesquisa, afirmou que os estudos avaliaram que "para um teor de substituição de 30% a 50% houve um incremento de até 15% na resistência à compressão. Isso mostra que o concreto com cinzas de cana-de-açúcar é mais resistente do que o com areia". Dados excelentes para a realidade brasileira, que produz 3,8 milhões de toneladas de cinzas.
Além das descobertas com o açúcar refinado e as cinzas do bagaço, estudos apontaram mais um benefício da cana-de-açúcar para a construção civil. Nesse caso, adicionando a fibra do bagaço ao cimento de cinza da cana, que forma o fibrocimento. Esse tem sido utilizado para fabricar telhas, divisórias e caixas d'água.
Para o engenheiro agrônomo Luiz Andrade, professor da Universidade Federal de Lavras e do curso Cultivo de Cana-de Açúcar, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a cultura tem proporcionado contribuições econômicas e sociais muito grandes. A cana-de-açúcar já é utilizada para fabricação do açúcar, álcool, aguardente, forragem, alimentação animal e adubação.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Sandra Alves da Silva
29 de mar. de 2019Onde eu cadastro meu e-mail?, pois aqui já fiz uma vez, se possível gostaria de receber mais artigos sobre o bagaço da cana de açúcar, estou iniciando um trabalho sobre esse material e meu objetivo é fazer um piso do bagaço da cana e estou coletando informações, caso puder me ajudar súber agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de abr. de 2019Olá Sandra,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Sandra Alves da Silva
28 de mar. de 2019Olá boa noute, li a matéria de vocês e atualmente estou querendo fazer meu projeto de construção de curso sobre o bagaço da cana de açúcar a ideia é fazer um revestimento cerâmico com o bagaço será que pode me ajudar com informações?

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de mar. de 2019Olá Sandra,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Izabella Salvo
28 de ago. de 2017Boa noite, Li a matéria de vocês e atualmente estou querendo fazer o mei projeto de conclusão de curso sobre o uso do açúcar refinado no cimento e como isso pode impactar na construção civil moderna, vi no seu comentário ao moço anterior que já tem dados que comprovam ser bom o uso do açúcar no concreto, gostaria de saber com vocês onde vocês viram essas informações e por onde eu posso começar a pesquisar para saber mais sobre esses estudos científicos e dados. Muito obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de ago. de 2017Olá, Izabella.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. As informações foram retiradas desse link.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Lourival Ferraz e Silva
11 de jun. de 2013Sou Produtor rural, gostei da informação acima e deixo uma pergunta. O açúcar mascavo ou o melado não tem utilidade na construção civil. Sou produtor rural onde produzimos derivados de cana-de-açucar

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de jun. de 2013Olá, Lourival!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Existem dados científicos de o açúcar refinado pode ser usado junto com o cimento para tampar rachaduras em paredes e o também do cimento que é feito com cinza do bagaço da cana-de-açúcar.
Para mais informações sobre o melado e o açúcar mascavo recomendamos que entre em contato com um especialista da construção civil
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos