WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Macaúba pode ser alternativa para bioquerosene

A macaúba é uma palmeira oleaginosa presente em quase todo o território brasileiro

Macaúba pode ser alternativa para bioquerosene

 

Uma planta muito comum em grande parte do Brasil pode se transformar na mais nova fonte de energia limpa para a aviação mundial. Como grandes empresas aéreas internacionais estão em busca de alternativas para o querosene que move as turbinas, a macaúba pode ser a solução. Os problemas para transformar uma planta rústica, como a macaúba, em um ótimo negócio para agricultores, não existem mais. Pesquisas desenvolvidas na UFV – Universidade Federal de Viçosa, fecham a cadeia produtiva da macaúba que, agora, está pronta para se transformar no novo ouro verde do Brasil. E Minas Gerais pode estar à frente do negócio, aproveitando áreas de pastagens degradas para cultivo agrosilvopastoril.

A UFV está participando da plataforma de bioquerosene de Minas Gerais e de reuniões com empresas aéreas comprometidas em reduzir, pela metade, a emissão de gases do efeito estufa até 2020. As tecnologias que visam utilizar materiais mais leves para a construção de aeronaves e reduzir o gasto de abastecimento têm um limite; por isso, as empresas querem combustíveis renováveis e que não façam competição com alimentos como a soja e a cana-de-açúcar, por exemplo. “Entre todas as outras opções, a macaúba promete ser a vedete do bioquerosene, não apenas pela qualidade do óleo, mas, também, por ser uma planta totalmente aproveitável do ponto de vista comercial”, afirma o professor Sérgio Motoike, coordenador da equipe de pesquisadores da macaúba no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFV.

Quer mais informações sobre esta cultura tão promissora? Conheça o Curso CPT Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para Produção de Biodiesel.

Por Ana Carolina dos Santos.

Fonte: Jornal da UFV.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Mª Gracilene

11 de abr. de 2015

Que bom! Saber que poderá ser uma fonte de renda para pessoas com menos qualificação profissional. Que futuramente teremos melhor qualidade de vida com menos poluentes,por ser um produto renovável.A natureza agradece.

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de abr. de 2015

Olá, Gracilene!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?