Um dos setores com maior potencial de ampliar os lucros em uma padaria é o de frios. Mas, para que isso aconteça, é preciso estar atento a alguns fatores que vão desde a variedade oferecida, aos hábitos dos funcionários e higienização de equipamentos.
Há disponível no mercado, hoje, uma grande quantidade de frios e embutidos. Para garantir consumidores, é preciso ofertar além dos produtos convencionais. Existem tipos com e sem capa de gordura, e ainda mortadelas com diferentes temperos e texturas, por exemplo.
O colaborador que trabalha com frios deve usar uniforme completo e limpo. No caso de mulheres, o uso de maquiagem não é recomendado e os cabelos devem ser mantidos presos e protegidos. Evite conversar ou cantar sobre os alimentos. A touca e a máscara de proteção são acessórios obrigatórios.
Esses alimentos devem ser estocados sob refrigeração, e as recomendações indicadas na embalagem devem ser rigorosamente respeitadas. A regra é esta: “primeiro que entra, primeiro que sai”, ou, “primeiro que vence, primeiro que sai”. Eles precisam estar armazenados longe dos produtos de limpeza e químicos.
“A exposição é feita utilizando-se as vitrines refrigeradas, que são equipamentos nos quais a temperatura interna deverá ser mantida em, no máximo, até 5ºC, que é a ideal para se conservar alimentos frios e prontos para o consumo”, informa a professora Adriana Lara Fonseca, no curso Segurança Alimentar em Padarias, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Outro fator importante é a manipulação. Em temperatura ambiente, o tempo de manipulação não deve exceder 30 minutos por lote. O número de manipuladores deve ser estritamente o necessário e de preferência, sempre os mesmos. Os equipamentos precisam ser adequados para o fatiamento e limpos com água e sabão, e desinfectados, após cada turno de trabalho.
As embalagens, de diferentes formatos, devem estar bem lacradas. Nelas os frios são expostos assimétrica e ordenadamente, valorizando a apresentação ao cliente.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.