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Fabricação de pão é apenas uma das atividades da padaria moderna

Diversificar os produtos e serviços agrega valor ao estabelecimento cuja tendência é o crescimento

A projeção para 2020 é animadora. Estima-se que a média de faturamento será de R$ 900.000.

A projeção para 2020 é animadora. Estima-se que a média de faturamento será de R$ 900.000.

Uma palestra ministrada em 2008, sobre a evolução das tendências das padarias no Brasil,  apresentou uma estatística altamente favorável para o setor, e na época, até surpreendente. O fato é que os números estavam corretos e a estimativa de crescimento ocorreu, fechando  o ano em R$ 800.000.

A projeção para 2020 continua animadora. A média de faturamento será de R$ 900.000. A conjuntura nacional é favorável e apresenta aumento do poder aquisitivo, desemprego em queda, acesso das classes C e D a novos produtos, entre outros fatores positivos.

A padaria comercializa outros produtos, além daqueles de fabricação própria. “Entre os 26 produtos apresentados em uma pesquisa, os refrigerantes, sorvetes e leite tipo C foram apontados como os mais consumidos. Em seguida, foram apontados o queijo tipo mussarela, mortadela, chocolates e balas”, destaca o professor Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, no curso Como Montar e Administrar uma Padaria, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Além dos diversos produtos é possível, também, agregar outros tipos de valores, oferecendo serviços diferenciados. Caixas eletrônicos de bancos, cafeteria, lanchonete, fast food, bancas de revistas e jornais, tudo isso é possibilidade de aumentar o fluxo de pessoas na padaria.

Todos os produtos precisam ser de excelente qualidade, bem apetitosos e embalados corretamente. “Não esqueça que a qualidade dos produtos é um ponto muito importante no que diz respeito à valorização do estabelecimento por parte do cliente e sua fidelização”, acrescenta o professor Barbosa.

Para ter sempre sucesso, mantenha o estabelecimento com as melhores condições de higiene e atenda bem ao cliente. Além disso, tenha conhecimento sobre gestão financeira e mercadológica, bem como sobre os aspectos relacionados à produção de alimentos.

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