Existem algumas técnicas utilizadas que facilitam o manuseio de forma a evitar acidentes. De acordo com o professor Stefan Tutzer do Curso CPT de Criação de Serpentes Para Produção de Veneno “uma forma de reduzir a agitação do animal é utilizar gás carbônico (CO₂) ou gelo seco, para que a serpente fique anestesiada, estratégia usada no Instituto Butantan. Pode-se também usar um tubo, que imobiliza o réptil. Os materiais necessários são, vidro esterilizado, gominhas de borracha, plástico preto e gelo”.
Antes de iniciar a extração do veneno, o criador precisa estar com o cronograma do serpentário bem definido, sabendo quais animais estão em condições de passar pelo processo. Serpentes fazendo digestão, prenhas, animais debilitados por alguma doença, com menos de um ano, ou que tenham passado pelo procedimento em menos de um mês, não devem ser destinados à coleta.
Uma serpente dificilmente produz mais de 100 mg de veneno por mês, porém, um serpentário bem-planejado terá extrações constantes. Se houver planejamento para reprodução, alimentação e um cronograma de trabalho, existirão animais em diferentes estágios de manejo. Isso manterá as atividades permanentes.
O veneno é produzido por duas glândulas especias, localizadas na cabeça, atrás dos olhos. Quando o veneno é extraído, esvaziam-se as glândulas totalmente e elas voltam a se encher em um período máximo de duas semanas. O procedimento é realizado uma vez por mês, em cada animal.
Durante o processo, prepare o vidro envolvendo-o no plástico preto. “Imobilize o animal, comprima manualmente suas glândulas, apoie suas presas na borda do recipiente e faça-as perfurar o plástico. Pressione as glândulas de veneno para que o mesmo escorra para o interior do vidro”, completa o professor.
Após a extração da peçonha, o animal precisa ser medicado, com vitamina e vermífugo, e alimentado. Limpe suas presas e coloque-o em um recipiente contendo uma substância parasiticida. Esse procedimento serve para eliminar possíveis ácaros.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Simone Xavier
30 de abr. de 2022Como fasso o curso

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de mai. de 2022Olá, Simone! Tudo bem?
Agradecemos sua visita em nosso site!
O CPT trabalha com a comercialização de cursos on-line, onde o aluno tem a oportunidade aprender onde quiser.
Para saber mais informações, acesse o link: https://bit.ly/3loOKgB
Abraços!
Ingrid Filomeno

Thiago Garcia danasceno
3 de abr. de 2018Mas você manda o nome de laboratório para compra o veneno. Porque outro curso manda os laboratório q já compra

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de abr. de 2018Olá Thiago,
No fim do curso existe a lista com os telefones utéis. Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Thiago Garcia danasceno
2 de abr. de 2018Gostaria de saber se depois do curso finalizado eu posso procurar o Ibama. E se depois do curso vocês mandam as formas de construir um laboratório e um criatório autorizado. E outra coisa gostaria de saber se você informa o nomes do laboratório que compram o veneno?

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de abr. de 2018Olá Thiago,
Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Thiago Garcia danasceno
2 de abr. de 2018Para eu ter resposta vou ter fazer o curso a distância.

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de abr. de 2018Olá Thiago,
O curso irá te oferecer todo o conhecimento necessário para iniciar sua criação de serpentes para produção de veneno. Os assuntos abordados serão: Importância das serpentes; Anatomia, biologia e hábitos das serpentes; Legislação; O serpentário - instalações necessárias; O manejo diário das serpentes; extração do veneno; Acidentes com serpentes.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Thiago Garcia danasceno
1 de abr. de 2018Olá gostaria de fazer o curso de extração de veneno de cobra. Tenho uma chácara de 10.000 m2 quadrado gostaria de saber se nesta área pode. E se eu com o curso técnico em zootecnista é liberado ou tenho q ser curso superior

Resposta do Portal Cursos CPT
2 de abr. de 2018Olá Thiago,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Criação de Serpentes para Produção de Veneno.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

welinton cesar rodrigues dos santos
19 de mar. de 2018Quero saber como faço pra entrar no ramo de produçao de veneno.. Isso tem cursos tecnicos ou faculdade quero estudar sobre isso e quero um emprego nessa area?

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de mar. de 2018Olá Welinton,
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Fábio Domingues
18 de jul. de 2012Gostaria de saber como posso fazer para entrar no ramo de produção de veneno. Moro em uma chácara de 1000 metros. Será que posso criar cobras para extração? Como faço isso? Muito obrigado, desde já.

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de ago. de 2012Olá, Fábio!
Ficamos felizes com sua visita em nosso site.
Quanto a criação de serpentes, nos artigos Criação de cobras para extração de veneno é uma aventura vantajosa e Cadastro no IBAMA é o primeiro passo para legalizaçã da criação de serpentes, leia as repostas aos comentários sobre esta atividade.
Em caso de dúvida, entre em contato conosco.
Atenciosamente,
Natália Parzanini