Faltam cozinheiros no mercado. Essa constatação da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - é sentida pelos estabelecimentos do setor gastronômico, que estão em busca de profissionais para completar o quadro de funcionários.
Em 2010, o setor cresceu 12%, número maior que o apontado para a economia do país. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 fomentam ainda mais essa expansão. Esses eventos estimulam o turismo e, consequentemente, o mercado gastronômico.
De acordo com a Abrasel, estão abertas 100 mil vagas para bares e restaurantes, porém faltam profissionais qualificados. O professor Eiji Tomimatsu, no Curso Profissional de Cozinha, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, comenta que “a arte culinária é uma ciência; a cozinha, um laboratório; portanto, o cozinheiro é um cientista. Não basta colecionar receitas. É preciso também aprender, fazer, experimentar, corrigir e aperfeiçoar.”
Nesse sentido, é necessário que todos os culinaristas tenham contato com os problemas e as sutilezas da arte culinária e sejam orientados de forma adequada sobre a solução dos mesmos. É igualmente importante que as técnicas e os conhecimentos sejam atualizados constantemente.
A gastronomia, assim como a moda, segue tendências, por isso, é sempre possível ter algo novo a oferecer. Assim, esse mercado lucrativo pode ser ainda melhor explorado se o chef seguir as tendências, ou inová-las, em seu estabelecimento.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

marcio freitas de souza
10 de mar. de 2016Sou profissional desde os meus 14 anos de idade no ramo culinária entrei por baixo como muitos. Trabalhei com muitos chefes de cozinha internacional porém muitos deles já estavam aposentados. São franceses, alemães, suecos e outros. Tudo isto antes de ir para o Grande Hotel Escola Senac no ano de 1979 em São Paulo. Já sabia muitas bases e muitas coisas, me aperfeiçoei e segui a estrada. Então foi colocado em pratica aquilo que eu já sabia mais o ensinamento da escola.como eramos formado p\ trabalhar em qualquer cozinha desde campos de gerra ate corpos diplomáticos elaboração de cardápios p todas as áreas, incluindo desde entrada até coquetéis bebidas entradas quentes e frias e os pratos ate o prato principal sobremesas cafés em geral frizantes.

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de mar. de 2016Olá Márcio,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos