
Não há nada comparado ao cheirinho de pão quentinho logo de manhã. Devemos agradecer aos franceses essa maravilhosa criação do século XVII – assim como parabenizá-los pelos avanços nos processos de Panificação e Confeitaria . Graças a eles e aos padeiros - ou panificadores, hoje temos pães de todos os tipos e delícias como éclair (bomba recheada), profiterole, croissant e o tradicional pão francês.
No decorrer dos anos, os padeiros se profissionalizaram e inovaram na elaboração dos mais diversos produtos panificados e confeitados. Foi assim que, no Brasil, surgiram maravilhas antes só encontradas em padarias e confeitarias da Europa. Atualmente, tamanha é sua importância enquanto profissional, que o padeiro é homenageado todos os anos no dia 8 de julho - data comemorativa de Santa Isabel, padroeira dos padeiros e panificadores.
Isabel era uma generosa rainha portuguesa, que empregou todas as suas joias e riquezas para comprar trigo - ingrediente raro e muito caro na época. Com o cereal, sem que ninguém soubesse - nem mesmo o rei, ela conseguiu saciar a fome do povo. Por esse motivo, hoje, tornou-se um costume distribuir pães aos pobres no dia de comemoração à santa.
Hoje, Dia do Padeiro, que tal comemorarmos com uma deliciosa receita de éclair ou bomba recheada? Segundo Marina Queiroz, professora do Curso a Distância CPT Básico de Confeitaria, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, a éclair é uma massa com 12 cm de comprimento por 4 cm de diâmetro - recheada com chocolate ou chantilly. A cobertura ou glacê pode ser de chocolate ou como preferir. Basta usar seu talento e sua criatividade!
Receita de Éclair de Baunilha com Glacê de Chocolate
Ingredientes da Massa:
->2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
->2 colheres (chá) açúcar refinado;
->4 colheres (sopa) manteiga;
->1 xícara (chá) leite;
->1 xícara (chá) água;
->6 ovos inteiros;
->1 colher (café) sal.
Ingredientes do Recheio:
->1 litro de creme de leite fresco;
->3 favas de baunilha;
->2 gemas de ovo;
->1 ½ xícara (chá) açúcar;
->14g de folha de gelatina.
Ingredientes do Glacê:
-> ½ xícara (chá) cacau em pó;
->2 xícaras (chá) açúcar de confeiteiro;
->Gotinhas de leite (até dar o ponto de pasta americana).
Modo de Preparo da Massa:
Ferva a água, o leite, o açúcar, o sal e a manteiga. Abaixe o fogo e acrescente, aos poucos, a farinha peneirada – mexa com fouet para não empelotar. Quando chegar ao ponto da massa pretendida, retire do fogo. Em uma tigela funda trabalhe a massa até amornar. Lembre-se de acrescentar os ovos, aos poucos, até que a massa fique bem lisa e homogênea. Com saco de confeitar (bico pitanga aberto), modele as éclairs (bombas). Asse em forno pré-aquecido a 200 °C por 20 minutos. Reserve.
Modo de Preparo do Recheio:
Leve o creme de leite ao fogo baixo, adicione as gemas, as favas e o açúcar. Mexa com fouet até engrossar. Deixe esfriar e acrescente a gelatina hidratada. Misture até incorporar à massa. Leve à geladeira até ficar bem consistente.
Modo de Preparo do Glacê:
Com o fouet, bata o açúcar de confeiteiro, o chocolate em pó e as gotinhas de leite até obter uma massa lisa e bem consistente – caso contrário, poderá derreter em cima da bomba. Por isso, as gotas de leite devem ser adicionadas aos poucos.
Recheie as éclairs e cubra-as com o glacê. Elas ficam simplesmente divinas!
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Calendário Br, Pecado da Gula e GNT (com adaptações).

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

ARACY CASSTELO B TEIXEIRA
28 de mar. de 2019Padaria é o meu sonho, estou ainda planejando, fazendo pesquisas, para abrir talvez no próximo ano, quando vou me aposentar.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de mar. de 2019Olá Aracy,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto