
Um recado aos fumantes que possuem animais de estimação: o cigarro também pode causar problemas respiratórios e câncer nos bichos. A pesquisa foi feita pela fundação americana The People's Dispensary for Sick Animals. A reação é distinta em cada espécie de animal.
Os gatos, por exemplo, têm a propensão dobrada de desenvolver linfoma quando expostos à fumaça. Esse tumor ataca o sistema linfático e destrói as células de defesa. Já os cachorros apresentam maior probabilidade aos problemas respiratórios. Nesses, os nódulos malignos nos seios nasais são duas vezes mais frequentes ao dividirem o mesmo ambiente com fumantes.
Esses e outros problemas estão relacionados aos componentes do tabaco, que acumulam-se nos pelos e acabam ingeridos quando eles se lambem. Nesse processo, eles são absorvidos pelas células, danificam o DNA e favorecem o câncer. Para quem ama os bichinhos de estimação e convive com eles, o melhor é lagar o vício. No entanto, evitar soltar a fumaça perto deles, utilizando uma janela, sacada ou varanda, já é um começo.

Para quem ama os bichinhos de estimação e convive com eles, o melhor é lagar o vício.
Para Patrícia Tristão, mestre em zooctenia e estudante de medicina veterinária, essa é uma forte motivação para os usuários da nicotina começarem o tratamento para se livrar de vez do tabagismo. “Na sociedade atual, muitos vivem sozinhos, tendo como única companhia o animal de estimação. Por isso prezam muito pela saúde e bem estar dele, fato comprovado pelo crescimento e faturamento do mercado de pet shop”, diz Tristão, tutora do Portal de Informações do CPT – Centro de Produções Técnicas.
Os tocos de cigarros também são perigosos. Novos ou usados, se ingeridos pelos cães, podem causar envenenamento, podendo chegar a ser fatal. Lembrando que 25% da substância tóxica, a nicotina, está concentrada nos filtros, mesmo que você não seja um fumante, fique atento quando levar o seu cãozinho para um passeio, uma vez que esses objetos são encontrados facilmente pelo chão.
Por: Ariádine Morgan

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.