
Municípios de Itararé e Riversul, localizados na região sudoeste de São Paulo, estão em alerta total. Nos últimos dias, pelo menos três casos de morte de bovinos causados pela raiva foram registrados nos bairros de Serrinha, Barreirinho e Furnas, em Itararé. Para quem ainda não tem conhecimento sobre o assunto, a raiva é transmitida aos seres humanos por meio do contato com o animal doente.
“A raiva é desencadeada após morcegos hematófilos sugarem os animais, como bovinos, cães e gatos”, afirma Dalmerson Lopes Machado, médico veterinário da Vigilância. Há de se considerar, também, a possibilidade de ataque desses animais aos seres humanos. Em Riversul, segundo o veterinário, ao menos 15 bovinos morreram com sintomas da raiva.
Como medida de prevenção, a prefeitura de Riversul já mandou antecipar a vacinação de cães e gatos, geralmente realizada no mês de Agostos em todos os municípios brasileiros. Além disto, campanha que ensina aos moradores como identificar os sintomas da raiva também foi desenvolvida e aplicada em Riversul.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural Revista.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.