WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aumenta o consumo de frutas pelos brasileiros

Segundo o estudo do Cepea, houve um aumento de 4,38 quilos por pessoas

Laranja e banana são as mais consumidas pela população brasileira.

Os brasileiros estão consumindo mais frutas e a laranja e a banana são as preferidas na mesa da população. Esses são os dados da pesquisa do Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, que avaliou o gasto das famílias no período de 2002 a 2008.

Segundo o estudo, houve um aumento de 4,38 quilos por pessoas. Em 2002, a média consumida era de 24,49 quilos por pessoa, passando para 28,86 quilos em 2008. Esse crescimento foi constatado em todas as regiões do país, com destaque para o Centro-Oeste, que acrescentou 8,61 quilos do alimento por pessoa em seis anos.

Em segundo lugar no índice de crescimento, aparece a região Nordeste. O sul do Brasil, que já possui o forte hábito de alimentar-se com muitas frutas, continuou na liderança com um aumento de 5,53 quilos por pessoa. O Sudeste é a segunda região onde a população compra bastante fruta. No entanto, o avanço no consumo per capita foi menos que nos demais locais, sendo de apenas 2,15 quilos por pessoa.

O pesquisador Dalmo Siqueira, especialista em fruticultura e professor do curso Produção Comercial de Frutas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que “a preocupação com a saúde, o forte marketing que vem se realizando no agronegócio e a grande preocupação do produtor em oferecer alimentos de qualidade, têm transformado esse mercado e contribuindo para essa aceleração no consumo”.

Ao avaliar a renda da população consumidora, os estudiosos constataram que o principal mercado para as frutas é a classe média. Em 2008, essa classe representou 48% do consumo de frutas. Para a pesquisadora Margarete Boteon, “se levarmos em conta que essa classe segue em ampliação, é provável que em 2011 ela seja responsável por mais da metade do consumo de frutas”.

Nos segmentos sociais de pouca renda, o consumo se concentra apenas na banana, laranja e maçã. Essas frutas também são muito consumidas pela classe média, mas ganham forte representatividade o mamão, tangerina, melão, limão e uva.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?