WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Polinizar a pitaia de forma manual é possível

A pitaia da espécie Hylocereus undatus é uma planta exótica e de difícil polinização, já que seu pequeno tamanho e difícil posição dos órgãos reprodutivos

Polinizar a pitaia de forma manual é possível   Notícias Cursos CPT

 

A pitaia da espécie Hylocereus undatus é uma planta exótica e de difícil polinização, já que seu pequeno tamanho e difícil posição dos órgãos reprodutivos dificultam o trabalho das as abelhas europeias e africanizadas. O resultado? O resultado é que com seus apenas 10% de autopolinização a planta não consegue dar frutos por meios naturais.

De acordo com Luís Carlos Bernacci, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, porém, nem tudo está perdido, podendo quem cultiva essa espécie de pitaia realizar a polinização manual da planta. E as respectivas são boas: pode ser feita na mesma flor ou entre flores diferentes da mesma planta ou de exemplares distintos, com sucesso de pegamento entre 60% e 100%.

Bernacci esclarece que o procedimento pode ser feito com os próprios dedos, necessitando apenas que estes toquem os estames da planta – órgãos masculinos correspondentes às estruturas filamentosas encimadas pelas anteras produtoras de pólen, que ficam no fundo da flor –, e, posteriormente, o estigma – órgão feminino parecido com uma estrela, que fica próximo da entrada da flor. “É possível, ainda, que o procedimento seja realizado com o auxílio de um pincel pequeno, que realizará a transferência do polén retirado do estame para o estigma da planta”, finaliza.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural Revista.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?